Passo a passo: como fazer empanada

Por Marcelo Katsuki

Voltei ontem de uma pauta sobre vinhos no Chile e uma das fotos que mais fez sucesso no meu Instagram foi a das empanadas, que aprendi em um workshop. A moçada, claro, pediu a receita, que publico abaixo.

 

Minha favorita é a empanada de pino, que leva carne, ovos cozidos, uva passa e azeitona, mas é possível fazer apenas com queijo e cebola —como fizemos na aula— e conseguir um resultado incrível. Quem me ensinou essa receita foi o chef Pablo Cáceres Parra, do restaurante Milla Milla da Viña Vik. É muito prática e rápida, então, mão na massa!

Massa
(rendimento 20 empanadas)
Ingredientes:
• 500 g de farinha de trigo
• 150 ml de água
• 100 ml de vinho branco
• 90 gr de manteiga
• 10 gr de sal
• 1 ovo batido

 

Faça um vulcão com a farinha. Derreta a manteiga com a água, o vinho e o sal em uma panelinha (não precisa aquecer muito) e despeje sobre a farinha. Misture inicialmente fazendo movimentos circulares com uma colher e depois passe a amassar com a mão.

 

Amasse por 10 minutos e deixe descansar na geladeira por mais 10 minutos. Retire da geladeira e divida em 20 bolinhas.

 

Espalhe farinha na bancada e estique a massa com um rolo (ou uma garrafa lisa) até que ela fique com uns 15 cm de diâmetro.

 

Pincele as bordas com o ovo batido.

 

Recheie como preferir: com queijo e cebola, com carne moída, com cogumelos e queijo, com camarão, polvo e até vieiras salteadas.

 

Aperte as bordas com os dedos e depois com a ponta de um garfo para unir a massa.

 

Corte as rebarbas para dar acabamento.

 

É possível fechar a massa dobrando e apertando com os dedos, como nos exemplos acima.

 

Depois é só fritar em óleo quente e se deliciar.

Essa massa também pode ser assada, basta pincelar com o ovo batido e levar ao forno pré-aquecido por aproximadamente 20 minutos. Uma delícia que pode ser feita em poucos minutos.