Flavio Miyamura volta a SP para comandar o Extásia, novo contemporâneo com influência asiática

Tem comidas que me causam uma pequena comoção interior que eu poderia chamar de felicidade. Uma delas era a tostada de milho com atum marinado e maionese de wasabi que o chef Flavio Miyamura servia em seu extinto Miya. Um mix perfeito de sabores e texturas, que ganhava ainda mais brilho na companhia de uma taça de espumante. A boa nova desse começo de ano é que o chef está de volta à cidade, depois de uma temporada no Rio. Flavio assumiu as casas do grupo Bacobuquê, que têm à frente o empresário Raphael Zanette. E a tostada voltou, segura essa!

 

mesa do Extásia

O chef está no comando do Extásia, uma das casas do grupo localizada no andar superior da loja de vinhos Grand Cru da Vila Nova Conceição. O espaço é aconchegante, com luz tênue, muita madeira e tijolinhos aparentes, e conta com uma convidativa varanda climatizada.

 

varanda do Extásia

A cozinha segue a linha contemporânea, que o chef domina com rigor técnico e criatividade, mas traz uma pegada asiática mais presente. Os pratos aparecem elaborados mas com leveza, perfeitos para acompanhar os vinhos, que podem ser escolhidos diretamente nas prateleiras da loja.

 

tostada de milho com atum marinado

Começamos a noite, claro, com as tostadas de milho com atum marinado, maionese de wasabi e salada de algas  (R$ 48), devidamente harmonizadas com uma taça do espumante Cave Geisse escolhido pelo Ivan, o atencioso sommelier da casa.

 

dumpling de camarão

Logo chegam as entradinhas: uma salada de abobrinha tenra marinada em vinagrete de tangerina; sobre ela, queijo de cabra e amêndoas torradas. E um dumpling de camarão com chutney de manga, levemente picante, harmonizados com um Torrontés argentino.

 

sanduíche de brisket braseado

O sanduíche de brisket braseado é um caso sério: chega macio e untuoso, acompanhado de rúcula e kimchi em um gostoso pão tostado. Foi harmonizado com uma taça de Montepulciano Fonte Corvo, italiano. E os chips de batata doce chegam sequinhas e crocantes.

 

arroz de kimchi com pato, chorizo espanhol

O arroz de kimchi traz pato, chorizo espanhol e aïoli: uma bela composição ao redor da picante conserva coreana. E o vinho escolhido foi o favorito da noite: Casajús Splendore, um tempranillo espanhol.

 

salmão com quinoa

O salmão tem uma gostosa crosta com tempero oriental e vem acompanhado por uma quinoa com frutas secas e castanhas. Uma opção saudável e saborosa, harmonizada com Felino, um chardonnay argentino.

 

barriga de porco com mel e especiarias

A barriga de porco com mel traz especiarias e gochujang, a pasta coreana fermentada que é picante e levemente adocicada. Acompanha um perfumado arroz de jasmin e acelga chinesa. Harmonizada com uma taça de tinto da Finca Costanillas.

 

choux cream com creme de gengibre

O choux cream com creme de gengibre encerra a degustação com leveza, harmonizado com um vinho de sobremesa chileno, o Vistamar, um late harvest moscatel. Há outras opções de sobremesas como o creme catalão de matchá, o bolo de chocolate e sorvetes.

 

salao da Grand Cru

As porções das fotos estão reduzidas pois fazem parte do menu degustação, que traz seis pratos + sobremesa por 185 reais. Para ter o menu harmonizado, paga-se mais 80 reais e vale muito a pena. Já o almoço executivo custa R$ 59 e contempla entrada, prato principal e sobremesa. Mas eu iria lá mesmo que fosse apenas para comer a tostada de atum com uma tacinha de espumante—e já sairia feliz da vida.

Clique abaixo para visualizar o cardápio

menu do Extásia menu do Extásia

 

fachada da Grand Cru

Fachada da casa localizada no anexo da loja de vinhos.

Extásia – mapinha aqui
Rua Diogo Jacome 361, V. Nova Conceiçnao, telefone: (11) 3842-0737
Fotos: Marcelo Katsuki/Folhapress