A cozinha brasileira do chef Rodrigo Oliveira em plena avenida Paulista

O chef Rodrigo Oliveira, que levou a cidade para conhecer a Vila Medeiros atrás das delícias do seu Mocotó, está mais perto do seu público desde o final do ano passado, com a abertura do Balaio, restaurante localizado no térreo do Instituto Moreira Salles, centro cultural localizado no número 2.424 da avenida Paulista.

 

O menu enxuto, vai além da cozinha nordestina, que fez a fama do Mocotó, e permite um inspirado passeio pela culinária brasileira. Os dadinhos de tapioca estão lá, mas atente para novidades como o pastel de verduras da horta, que traz as folhas do dia no recheio junto a um gostoso queijo da Canastra.

 

Há uma boa oferta de pratos veganos, como a salada primavera, o colorido prato de legumes com cogumelos, batata doce e folhas e a moqueca de caju. Mas como resistir ao apetitoso cupim de panela da foto acima? A carne em cubos chega à mesa envolto em um encorpado molho e na companhia de um cuscuz de milho fofo e crocante, além de um vinagrete com favas verdes e pimenta biquinho.

 

Dentre as sobremesas, destaque para a torta de goiaba, uma delicada composição que traz a massa coberta com fatias de goiaba e é coroada com um delicioso sorbet de goiaba. Outro acerto é o encorpado chocolate (foto) sobre um surpreendente caramelo de cupuaçu e farofa de chocolate branco.

 

O bar tem caprichados drinques autorais como o Bode Mary #2, com suco de tomate, tequila e torresmo, e o curioso Canjica Colada, com rum, canjica mix, xarope de cumaru, abacaxi e coco queimado. Sobre o balcão, os balaios que dão o nome à casa.

 

O bonito e concorrido salão, que ocupa o piso térreo, com o jardim das esculturas ao fundo. Rodrigo abriu ainda um café no 5º andar, o Balaio IMS Café, onde são servidos brioches, pães de queijo e bolinhos de mandioca, fubá e chocolate. Tudo isso em meio às obras expostas no instituto. Passeio obrigatório.

 

Balaio IMS – mapinha aqui
Av. Paulista, 2.424, Bela Vista, região central, tel. (11) 2842-9123