As sete maravilhas da cozinha portuguesa

Você sabe quais são as sete maravilhas da gastronomia portuguesa? Meu primeiro chute foi bola fora: bolinho de bacalhau. Não entrou na lista!

As sete maravilhas, eleitas em setembro do ano passado numa votação popular foram: Alheira, Caldo Verde, Sardinha assada, Arroz de marisco, Leitão da Bairrada, Pastel de Belém e Queijo da serra da Estrela.

Esse último, aliás, aparece hoje no caderno Comida da Folha em uma matéria minha explicando como é produzido e onde pode ser encontrado na cidade.

Para conhecer a lista com os 70 finalistas desse delicioso concurso de Portugal, clique aqui. Já para ler o caderno Comida, clique aqui ou compre a Folha na banca mais próxima!

Comentários

  1. Eu já provei de todos esses pratos, com exceção da Alheira. O leitão da bairrada é seco demais para o meu gosto. O caldo Verde é uma delícia do céu. Comer com o pão Da Vinci, s’il vous plaît. O arroz de marisco é como a Meryl Streep, merece um Oscar. O pastel de belém só mesmo em Lisboa porque os pastéis vendidos no Porto não tem o mesmo sabor. Esse pastel salpicado com canela, é de matar. O queijo da Serra da Estrela é um pouco aguado, prefiro o queijo fresco vendido nos supermercados ou no no El Corte Inglês no Porto ou Lisboa. A sardinha é otima com vinho do Alentejo. Com cerveja é para gente que não tem estilo, esculpe.

  2. De todas estas maravilhas, só não experimentei o leitão da bairrada. Espero corrigir esta falha gravíssima no meu currículo em breve.

  3. Eu amo todos estes pratos, Alias estava vendo no canal RTP internacional o dia da eleição.. Foi show.
    Ja comi todas as 7 maravilhas gastronomicas
    e as minhas preferidas são ….. Alheiras e Leitão a Bairrada , Ai que delicia

Comments are closed.