Prepare homus em casa: é fácil, gostoso e muito nutritivo

Marcelo Katsuki

Aprendi a fazer homus com o Gu, meu amigo vegano e achei uma delícia. Homus é aquela pasta árabe feita com grão-de-bico, geralmente servida como entrada. O prato é rico em minerais, proteínas e fibras, e já foi até apontado como antidepressivo natural numa pesquisa feita por cientistas israelenses.

O Gu capricha no limão, deixando a pasta mais cítrica, o que me agrada muito. E essa é uma característica legal do homus: ele é versátil. Dá para incrementar com cebola frita, azeitonas picadas, ervas ou outros condimentos como cominho e páprica. Depois é só servir acompanhado de torrada de pão sírio ou como acompanhamento. É, tem até um restaurante em Londres onde o homus é rei, dá uma olhada aqui.

Homus

– 200 g de grão-de-bico
– 1 colher (sopa) de tahine
– suco de 1 limão
– 1 dente de alho
– sal
– pimenta (opcional)

Coloque o grão-de-bico de molho por pelo menos 4 horas. Eu deixei de um dia para o outro (24 horas) e troquei a água 3 vezes. O Gu me disse que isso inibe a ação do fitato, presente na camada externa do grão, ajudando na digestão e reduzindo a flatulência.

 

Cozinhe o grão-de-bico em bastante água com um pouco de sal por 40 minutos, ou até que o grão fique macio. Deixe esfriar um pouco e retire a casca para obter uma textura mais lisa. Reserve parte da água.

 

Bata num processador. Eu utilizei meu miniprocessador de picar cebola e deu certo. Ah, eu não descasquei porque queria uma textura mais rústica (mentira, fiquei com preguiça mesmo).

 

Processe os grãos com um pouco da água do cozimento por 20 segundos. Adicione o dente de alho, o suco de limão, a tahine, a pimenta e corrija o sal. Bata até obter a textura desejada.

 

O meu homus ficou assim. Decorei com alguns grãos, azeite, salsinha e páprica. Comi com torradas de pão sírio, é um ótimo petisco.

Também é possível fazer uma versão da receita trocando o grão-de-bico por outros grãos, como ervilha ou feijão branco. Já provei até homus de beterraba, e estava uma delícia!

P.S.: Olhando agora a foto, achei que ficou granuloso demais. Da próxima vez vou bater bem (ou descascar os grãos, argh).