Como é feito: queijo Serra da Estrela

Quer aprender como é feito o famoso queijo português Serra da Estrela, apreciado no mundo todo por sua textura amanteigada e sabor único? Vamos dar um pulo em Prados, Portugal, e acompanhar a rotina da família do produtor Júlio Santos Ambrósio. Vem gente!

 

A produção acontece nesse cenário bucólico com ovelhas soltas pelo gramado mas não se engane: faz um frio danado com ventos cortantes e no inverno chega a nevar. Béééééé!

 

São criadas ovelhas bordaleiras, que possuem baixa produção de leite mas compensam com um leite com alto teor de gordura, fundamental para a produção do queijo.

 

A extração do leite é feita de forma mecânica garantindo mais higiene e maior aproveitamento do leite produzido.

 

O leite é coagulado utilizando a flor do cardo, uma planta que lembra a alcachofra. Suas flores são secas, moídas, diluídas em água e adicionadas ao leite.

 

O resultado é uma coalhada fresca como um queijo molinho que dá até para ser consumido, apesar de ser um pouco enjoativo. Nesse caso, quem tem pressa, come cru, rs.

 

O coalho é transferido ainda morno para uma lenço de pano sobre uma bancada metálica para ser trabalhado manualmente.

 

Ali é feita uma bolsa com o tecido, que é apertada diversas vezes para eliminar o soro da massa que escorre pela bancada.

 

O resultado é uma pasta que lembra a ricota e que é transferida para formas de plástico cilíndricas forradas com tecido.

 

As formas são comprimidas numa prensa mecânica para eliminar ainda mais soro.

 

Depois se inicia a primeira etapa de cura, em câmara resfriada com controle de temperatura e de umidade. O queijo recebe uma cinta de pano para preservar seu formato.

 

Na segunda etapa, em temperatura mais amena, o interior do queijo vira uma pasta semi-mole e forma uma crosta fina, de cor amarelada.

 

O processo de cura leva no mínimo um mês. Daí o queijo é pesado, embalado e segue para a comercialização.

 

O queijo Serra da Estrela não requer guarda e seu consumo deve ser imediato, garantindo sua plenitude de sabor, aroma e textura. A gente degustou esse antes mesmo de ser embalado. Foi tirar a tampinha e se esbaldar. Hmmm…

E aí, curtiu o nosso ‘tutorial’? Eu me empolguei e fiquei até com vontade de fazer queijo em casa, parece tão fácil! Mas quédi cardo? Quédi ovelha? Béééééé!

     85 comentários   comente   E-mail E-mail  

85 comentários feito no blog

  1. Adriana Leila comentou em 21/02/12 at 12:00 Responder

    Abri sua página hoje e que surpresa, tudo novo! Ficou muito bom . Parabéns , até a foto é novinha…rss

    • Marcelo Katsuki comentou em 21/02/12 at 14:53 Responder

      Marromenos, rs. Abs!

  2. Sonia comentou em 21/02/12 at 16:36 Responder

    Adorei a foto nova, vc continua um gatinho! Miau!

    • Marcelo Katsuki comentou em 21/02/12 at 18:51 Responder

      É o poder do Photoshop, rs!

  3. Celso comentou em 21/02/12 at 18:24 Responder

    Excelente apresentação, Marcelo. Duro foi segurar a saliva na boca!!!

  4. Marcelle Louback comentou em 22/02/12 at 1:01 Responder

    Marcelo, salivei litros aqui, rsrs. Parabéns pelo blog, adoro!

  5. pobre comentou em 22/02/12 at 10:35 Responder

    aos pobres como eu vai a receita do “genérico” desse queijo: 40 % de requeijão meio durinho, 10% de ricota, 10% de manteiga, 10%de maionese, 20% de mussarela ralado e 10% de farinha de trigo. mistura tudo bem, bota numa forminha e deixa descansar na geladeira por 2 dias. engana bem e fica uma delícia pra tomar com vinho golaço. o melhor é que sai uns 5 real o kg.

    • Marcelo Katsuki comentou em 22/02/12 at 14:36 Responder

      Hahaha, olha, não sei se fica parecido mas com certeza deve ficar gostoso. Adorei a criatividade! Abs!

  6. Priscilla comentou em 22/02/12 at 21:19 Responder

    Como é possível comprar este queijo aqui no Brasil?
    Fiquei com vontade de comer!!

    • Marcelo Katsuki comentou em 24/02/12 at 11:37 Responder

      Priscilla, o pessoal indicou alguns lugares aqui nos comentários. Dá uma olhada. abs!

  7. Rafaela comentou em 23/02/12 at 13:41 Responder

    Sou apaixonada por queijos e sempre tenho interesse sobre a forma de produção dos mesmos.
    Adorei a reportagem!

  8. sofia comentou em 23/02/12 at 17:06 Responder

    Já provei esse queijo, em Portugal, é divino. Onde eu acho ele pra comprar aqui no Brasil!!?!?

    • sofia comentou em 23/02/12 at 17:07 Responder

      impossível?!

    • Marcelo Katsuki comentou em 24/02/12 at 11:29 Responder

      Sofia, o pessoal indicou alguns lugares nos comentários, dá uma olhada. Abs!

  9. Daniel Neto (Nenel) comentou em 23/02/12 at 17:22 Responder

    Esse queijo é uma maravilha, Kats. E o blog está mais bonito. Parabéns!

    Ass: Nenel (www.baixagastronomia.net)

  10. Paulo Alt comentou em 23/02/12 at 18:46 Responder

    para comprar queijo da serra no BRasil,, tem sempre na loja Pao de açucar do Iguatemi e no Santa Luzia, deve ter em mais lugares de sampa, mas nesses dois , sempre tem, é caro,,,

    • Paulo Alt comentou em 23/02/12 at 18:54 Responder

      esqueci, no Mercadão de Sp tambem tem am algumas barracas, mas é mais caro do que nas lojas que citei, no Rancho 53 que comentaram ai tambem tem, muito caro , ao inves de cómprar queijo lá, aproveita para comer uma patanisca de bacalhau, pastel de natas, ou pra almoçar uma bacalhoada, o preço assusta mas o prato da pra dois ou ate 3, pro Kats essa conta não vale,, é uma travessa só pra ele.
      se não me engano, ás quintas (ou sera sexta) no jantgar tem show de fado ( desgarrado), vale a viagem pela castelo. (castelo branco km53)

  11. francisco Jorge comentou em 24/02/12 at 14:52 Responder

    Para mim, este queijo é o melhor queijo do Mundo!
    Atualmente a sua fabricação é toda mecanizada, mas nos velhos tempos, quando este queijo era fabricado manualmente, então era uma maravilha.
    Trata-se de um queijo que deve ser acompanhado por um bom vinho tinto ou então com um vinho do Porto de qualidade.
    Parabens pela materia.

    • Marcelo Katsuki comentou em 24/02/12 at 18:11 Responder

      Obrigado pelas dicas, Francisco! Abs!

  12. Ana comentou em 25/02/12 at 23:06 Responder

    Kats, minha mãe acabou de desembarcar da terrinha com um belíssimo queijo igual a esse! que surpresa encontrá-lo aqui também, foi até mais gostoso degustá-lo aqui em casa! delícia!

    • Marcelo Katsuki comentou em 26/02/12 at 10:24 Responder

      Que beleza, hein? Aproveite bem, rs!

  13. Marcia Toccafondo comentou em 26/02/12 at 16:27 Responder

    Marcelo, adorei a matéria. Sou de uma Confraria de vinhos em Curitiba e já tivemos a oportunidade de provar essas gostosuras regadas a ótimos vinhos portugueses! Tim tim!

    • Marcelo Katsuki comentou em 27/02/12 at 10:22 Responder

      Obrigao, Marcia. Abs!

  14. maria lia comentou em 27/02/12 at 19:29 Responder

    Minha família é da Serra da Estrela, deu água na boca.
    Fico esperando por outras matérias belíssimas como essa.
    Parabéns!

    • Marcelo Katsuki comentou em 27/02/12 at 19:30 Responder

      Obrigado, Maria! Abs!

  15. Rosemeire Machado comentou em 14/03/12 at 16:36 Responder

    Rélou Kats!! Muito boa a matéria, adooooro este queijo, e detalhe; não comia queijo antes de vir morar cá na terrinha de Cabral. Foi o primeiro queijo que experimentei e foi logo, amor a primeira colherada!kkk Como diz a minha sobrinha Lorena Banana…tia, este queijo cheira mal, mas é tão bommm! kkkk

Deixe um Comentário

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>