Empadão de novela

Marcelo Katsuki

Eu já me cansei de fazer esse empadão da novela das 7h. E o pior: ainda não consegui fisgar ninguém pelo estômago, como a Rosário, personagem da Leandra Leal (e olha que já fiz até uma versão turbinada com cream cheese e legumes, essa da foto acima).

Mas tudo bem. O grande barato dessa receita é aprender (e nunca mais se esquecer) que bastam 100 gramas de manteiga com sal para cada xícara de farinha de trigo para se fazer uma massa. Só isso.

Agora quando sobra qualquer coisa em casa, já vou logo pegando o saco de farinha na despensa pra transformar os restos em empadão. Tudo vira empadão. Tudo envolto em massa amanteigada. Tudo gostoso. É o hype da reciclagem.

 

Empadão de Frango da Rosário*

Massa

2 xícaras de farinha de trigo
200 gramas de manteiga
1 colher de café de sal
2 gemas (na verdade, 1 basta)
2 colheres de sopa de azeite de oliva

Recheio

500 gramas de frango cozido e desossado
2 cebolas picadas
6 tomates sem pele e sem caroço cortados em cubinhos
3 dentes de alho picadinhos
½ xícara de azeitonas verdes sem caroço
2 colheres de salsinha picada
1 copo de requeijão
6 colheres de azeite de oliva
Sal a gosto
Pimenta do reino a gosto

Modo de preparo

Massa

Coloque a farinha em um recipiente, depois abra um buraco no centro dela e adicione manteiga em temperatura ambiente, adicione ainda o sal e misture bem, até formar uma massa homogênea. A massa tem que ficar bem uniforme e firme, sem ficar quebradiça. Reserve.

Recheio

Em uma panela com fogo médio, refogue o alho picado e, em seguida a cebola, no azeite de oliva, até dourar. Em seguida, acrescente o frango desossado e cortado em pequenos pedaços junto com os tomates picados. Adicione o sal e a pimenta do reino, depois, a salsinha picada e as azeitonas. Deixe cozinhar em fogo brando até criar um caldinho e então adicionar o copo de requeijão. Misture bem até dissolver totalmente o queijo e desligue o fogo. Deixe esfriar e reserve.

Montagem
Utilize um refratário de aproximadamente 30 cm de diâmetro. Separe metade da massa para preencher o fundo e as laterais do tabuleiro. Quando isso estiver feito, coloque o recheio frio sobre a massa e abra aos poucos o restante da massa para o fechamento do empadão. Se ela ficar quebradiça, vá cobrindo por partes, com pedaços da massa (na hora em que assa, fica tudo assentado).
Misture as 2 gemas com duas colheres de azeite e, com o auxílio de um pincel, cubra toda a superfície da torta. Asse em forno pré-aquecido a 200° durante 30 minutos.

*Receita do chef Ecio Cordeiro de Mello.

 

Comentários

  1. reciclagem na cozinha é bom demais! e empadão de frango… melhor ainda!!!
    receita anotada, Kats! mas esse feriadão vou pro interior comer o empadão de frango da mamãe! hahahaha

  2. Acabei de fazer (com o recheio que minha geladeira permitiu) e está na cozinha, esperando para ser assada. Vamovê!

    Só faltou falar prazamiguinha aí de casa que é necessário um tanto de persistência praquele monte de manteiga e farinha virar massa. Eu já estava quase desistindo e botando água quando – tcharam! Virou!

    1. deve ter sido o frio, Mari! a manteiga estava em temperatura ambiente? abs!

  3. Fiz e ficou muito bom !
    Com essa versão turbinada que fizeste, a qual ficou um arrazo,pode ter certeza que o problema não é a isca nem o pescador .
    Talvez esteja jogando a isca em mar errado! rsrsrs

    1. Vixe, que profundo, rsrs! Vou começar a jogar no rio, que tal? Abs!

  4. Ficou ótimo, mesmo tendo substituído o frango!
    A foto da versão turbinada que fizeste,ficou linda.
    Pode ter certeza que não fisgou ainda por estar jogando o anzol em mar errado! rsrsrs

  5. Obrigado, Paulo! Torta de camarão… agora vc me deixou com vontade! Abs!

  6. Boa tarde Marcelo, adoro seu blog tudo é maravilhoso, pense que até o outro enderenço tá aqui nos meus favoritos. Parabéns.
    essa massa é com manteiga ou margarina?

      1. Uso de margarina deveria ser proibido por lei. Vc só sentirá os efeitos maléficos depois dos 60 anos, quando sua memória começar a pifar, com as artérias do cérebro esclerosadas. Se vc visse como e do que ela é feita…

        1. uii Franz deu até medo ainda bem que aqui em casa mainha compra mais manteiga do que margarina. eu perguntei porque sempre que ela faz empada com margarina a massa fica menos quebradiça rsrsrs. Valeu pela dica.

  7. Por favor, me diga o que fazer para as bordas não encolherem durante o assamento. Obrigada

  8. Hummm…não sou a Leandra, mas tenho um bom gosto danado. ..vc me ganhou com esse empadão…estou chegando aí ! rsrsrsrsrs. bjs

  9. Marcelo,sua versão turbinada me deixou aguada!!!Vc já me fisgou pelo visual da torta,imagine o estrago que faria se eu provasse.rs

  10. Eh “cubrindo”, mesmo? Pensei que fosse com outra vogal, aquela vizinha do u…

  11. Oi Marcelo!
    Vim aqui pra dizer q fiz a receita e ameeeei!
    Usei frango, palmito, ervilha e provolone no recheio!

    Venho sempre aqui olhar suas aventuras!!
    Vc é encantador!
    Super beijo

Comments are closed.