Porco caipira no Friccò
Carbonara Moderno com bochecha artesanal curada (meia porção: R$ 36)
O Friccò está desde ontem oferecendo frios artesanais preparados com porco caipira. O chef Sauro Scarabotta trabalha com três pequenos produtores do interior (dois de Piedade e um de Sarapuí) que fornecem peças para o preparo de seus embutidos e frios.
Além do porco caipira, o restaurante voltou a oferecer também guanciale (a bochecha curada) de cinta senese, variedade de porco italiano de Siena, que produz uma das carnes mais saborosas.
Marcio Kimura, responsável pela panificação e cura dos embutidos do Friccò e o chef Sauro.
Provei alguns dos frios produzidos no restaurante e terminei a degustação com um carbonara com ovos de codorna fritos e bochecha artesanal.
Bochecha de cinta senese e bochecha de javali (ao fundo) curadas. O de cinta senese se desmancha na boca como um torô, a parte nobre do atum gordo.
Presunto cru de paleta de raça Sorocaba (porco malhado, uma variedade vermelha da raça Piau) e lardo, a camada de gordura que se forma sob a pele do porco muito usada em receitas.
Aqui, uma grata surpresa: presunto cru de raça Nilo, feita no restaurante. A crosta de sal e ervas fica crocante, enquanto a carne e a gordura se desmancham impregnando a boca de sabor.
Curtiu? Então corre pro restaurante porque o lote é pequeno. Aproveite para pedir o pão feito pelo Kimura com farinha italiana; a melhor companhia além de um vinho, claro.
Friccò – mapinha aqui
Rua Cubatão, 837 – Vila Mariana – Tel. 0/xx/11/5084-0480
Eu que curto jamon serano, fiquei ate com vontade de voltar ao Brasil so para provar esse presunto ae!
Olha Carlos, esse merece, viu? Muito bom mesmo! Abs!