Torta de bacalhau com pimenta rosa
Ontem participei de uma aula no Amici Buffet da chef Renata Cruz, a convite da Kitchen Aid. A receita ensinada, uma torta de bacalhau, é gostosa e fácil de fazer. O segredo é o parmesão utilizado na massa e o toque perfumado que a pimenta rosa dá ao recheio. Olha que prático.
Para a massa, bata na batedeira por 1 minuto (ou manualmente com um fouet):
– 1 ovo
– 50 ml de leite
– 50 ml de óleo de girassol
Adicione e bata por mais 2 minutos:
– 125 g de farinha de trigo
– 60 g de queijo parmesão ralado
– sal e pimenta do reino
Junte 15 g de fermento em pó à massa com a ajuda de uma espátula e deixe descansar por 20 minutos.
Abra a massa em uma forma redonda de 22 cm cobrindo as laterais. Cubra com papel manteiga e meio quilo de feijão (ou pesos, veja dica no final do post) para evitar que a massa suba ou deslize nas laterais. Leve ao forno pré-aquecido por 10 minutos.
Em uma panela, cozinhe por 20 minutos:
– 300 ml de creme de leite fresco
– 250 g de lascas de bacalhau dessalgadas
– 2 ramos de alecrim fresco (sem os talos)
– 10 g de pimenta rosa
Leve o recheio para tigela da batedeira e acrescente:
– 2 ovos
– 60 g de queijo parmesão ralado
– 120 g de queijo mussarela ralada
Bata por 2 minutos, recheie a massa da torta e leve ao forno por 25 minutos, ou até que a torta fique dourada e a massa crocante. Decore com ramos de alecrim e pimenta rosa e sirva quente. Hummm…
Dica: A Claudia Nishinaka, do blog Chá com Arroz, está comercializando o Marumaru, bolinhas de cerâmica para fazer peso para massa de tortas e quiches. São 700 g de bolinhas que vêm em uma marmitinha embrulhada em um bonito lenço personalizado. Assim você não precisa desperdiçar usando grãos-de-bico ou feijão. Taí uma boa dica de presente para os cozinheiros no final do ano! Clique aqui para mais informações.