Passo a passo: como preparar o Old Fashioned perfeito

Marcelo Katsuki

Não sei exatamente quando caí de amores pelo Old Fashioned, só sei que foi amor verdadeiro. Superou até meu affair com o Dry Martini, fidelidade duradoura. E olha que o “velho” é adocicado, leva até açúcar e cereja –e eu sempre fui dos secos. Mas quem há de entender as razões do coração? Nem busquei explicações, apenas me entreguei. E foi bom. Eita, será que já bebi muito?

Preparem-se, amiguinhos. A seguir, cenas fortes. O passo a passo para preparar o clássico Old Fashioned, como é servido no Benzina Bar (R. Girassol, 396 – Vila Madalena, São Paulo – SP / 0xx11-3034-1991).

• Benzina Bar tem petiscos gostosos e ótimos drinques por 18 reais.

 

Coloque dois torrões de açúcar num copo para uísque. Há quem utilize xarope no lugar dos torrões de açúcar, mas e a graça do ritual?

 

Adicione uns 4 dashes (pequenos jatos) de Angostura, aquele bitter aromático.

 

Agora vem a parte divertida: socar os torrões de açúcar até virar uma pasta. O ideal é utilizar uma colher bailarina, mas um socador também resolve.

 

Espalhe a pasta de açúcar com uma colher pelas laterais do copo.

 

Coloque o gelo. Pode ser um bloco maciço como esse ou algumas pedras. Adicione então 2 doses de Bourbon, o uísque americano e misture com a colher até gelar bem.

 

Faça um twist com a casca da laranja, torça sobre o copo para espalhar seu aroma e junte à bebida.

 

O toque final fica por conta da cereja em calda. Tem gente que não liga, mas eu faço questão. É literalmente a “cereja do bolo”, rs.

 

Olha que belezura. Tem como resistir? Pardon, Martini, foi bom enquanto durou…

Fotos: Marcelo Katsuki/Folhapress