Uma peixada como nos velhos tempos
Oi gente, desculpem pelo sumiço! É que passei 15 dias de férias entre o Pará e a Paraíba mas voltei cheio de histórias para contar –e vou começar com um lugar especial que conheci na Penha, em João Pessoa: a Peixada do Severo.
Quem me levou para conhecer esse lugar incrível foi a Ana Márcia Alves, do site Gourmetidos, e eu agradeço pela oportunidade de ter revivido momentos sublimes que me fizeram lembrar da João Pessoa que conheci há 20 anos atrás e pela qual me encantei.
Chegando na casa, toque a campainha com insistência que uma hora o Severo escuta, rs!
Daí você vai adentrar um quintal cheio de animais e muito verde. E ser recebido por uma brisa fresca, típica da Paraíba e favorecida pela altitude em que se encontra a casa.
O Severo chega sem a menor pressa para contar suas histórias e oferecer uma bebida. “Para tirar o estresso“, diz ele, entre uma risada e outra.
Pedimos caipirinhas de cachaça Serra Limpa, que tem alto teor alcoólico, mas como o gelo derrete rápido, ficam logo no ponto (isso se a gente não beber tudo antes).
Além do ambiente rústico –e tranquilo, ao menos no dia do nosso almoço– a trilha sonora do bar é impecável. Luiz Melodia, Elis, Cartola, Clara Nunes, só as melhores canções e no volume ideal para te fazer viajar no clima. Chorei algumas vezes –e devem ter achado que o olho vermelho era da cachaça, rs– mas quando você vive um momento desses, como não se emocionar?
A entrada com lagostins na manteiga com alho (R$ 45) chegou perfumando e aguçando o paladar. E estavam fresquinhos e macios, porque lagostim congelado tem aquele gosto horrível de gás, gosto não.
O peixe já estava na brasa, onde Severo deixa para ser assado lentamente. Pressa pra quê?
Na pia, um jegue de barro dá cor ao ambiente.
Já no chão, um gato, um cachorro, peru, galinhas e até uma seriema desfilam sem te dar a menor bola. Quer dizer, a seriema aparece quando a comida chega. Danada.
O peixe assado (R$ 65), uma cioba com a pele torradinha e interior úmido, chega com arroz soltinho e um pirão perfeito, feito com farinha fininha e gosto de peixe.
A sobremesa é cortesia: torrões de rapadura, que caem super bem depois de algumas, muitas capirinhas. Botei umas no bolso e fui.
Dureza deixar esse cantinho especial, ainda que o destino fosse a bela praia do Cabo Branco.
Severo te leva até a porta, agradece e convida para voltar. Ele contou muitas histórias engraçadas mas deixo para vocês ouvirem lá e rirem com ele. A risada do Severo é ótima.
Peixada do Severo – mapinha aqui
R. Carpinteiro João José Seabra, 66, Penha, João Pessoa – Precisa fazer reserva
Rapaz, chorar em um lugar desses, comendo peixe e ouvido Clara Nunes é quase uma gargalhada.
Duro era chorar em uns pé-sujo de BH, tomando um caldinho de mocotó muito do aguado e sendo obrigado a ouvir RPM.
Aquilo sim era chorar.
Unabraço e seja bem-vindo.
Hahahahahaha! Pior que sabe aquele LP Revoluções ao vivo? Pois é, eu fui nos dois dias de gravação, kkkk!
Adoro a Paraíba. Tb quero voltar logo!
pensei q só eu coloca rapadura das sobremesas no bolso…mas to vendo q até os chics tb fazem!
Hahaha, e eu lá sou chique? Já levei até pamonha no bolso para comer depois, kkkk!
parabems marcelo,meu nome é batista (joão batista) sou corretor de imoveis aqui em joão pessoa e fiquei muito feliz com o comentário que voce fez da nossa gastronomia e da recepção de nossa gente,volte sempre,temos muitas opções de prais lindas e comidas tipicas a oferecer. vlw
Obrigado, João! Um abraço!
Obrigado pela hospitalidade e dedicação, Ana! Foi um almoço inesquecível!
Me deu vontade ouvir a risada do Severo e ouvir esta trilha,e das comidas então nem se fala!!Voce é que é feliz!
Kats,
Vi que tem que fazer reserva, e agora no final de ano, hein??? Confraternizações, idem, idem….. Moro em Recife e vou aguardar Janeiro, mas vou lá!!! Notei sua ausência por vários dias. Hummmmmmmmmm. Abração Fraterno,
GM
Oxe..paraiso tem nome..ahuahaua..lindas fotos pra variar voce conseguiu Katz me deixar faminta, e vi o blog depois do almoco porque se vejo antes vai dar inveja..
Jamais estive enganado. Você é dos bons. Mata a cobra e mostra o pau. Não sabia do Severo. É que as opções são demais. Mas vou lá ligeirinho. Abraço.
Obrigado, Claudio! Abs!
Tanto as imagens captadas, quanto a descrição delas demonstram bem esse tempo que parece não querer passar com pressa, tão característico do nordeste. Amo lugares assim, com cara de casa, com aconchego de amigo, boa comida e se tiver música boa, melhor ainda.
Que cozinha molecular que nada! Esse peixinho na brasa, com cara ótima, com esse pirãozinho, putz! Ganha de dez desses modernos malabarismos gastronômicos! Valeu Marcelo!
Lindas!!!! Tanto a matéria, qto as fotos.
Já simpatizava mto com João Pessoa. Agora então…. mais simpatia ainda. Mto legal a sua maneira de “traduzir ” as sensações que o local proporcionou em vc. Parabéns
Obrigado, Cida. Abs!
Marcelo, moro ao lado do restaurante de Severo e adoro os pratos preparados por D. Marta, sua esposa, e quanto aos “causos” que ele conta, realmente é singular e faz parte deste ambiente simples, aconchegante, e acima de tudo de tremendo bom gosto artístico, valeu pela matéria, ele merece, parabéns e volte sempre!
Obrigado, Giuseppe. Vamos ver se ele me recebe, rs!
Marcelo,
Adorei a forma gostosa de descrever o cantinho acolhedor de Severo. É tudo isso e mais alguma coisa. Nosso filho (12 anos) adora esse peixe e em especial o pirão. Volte, coma, esculte, se emocione…
Já dizia Bilac “Pois só quem ama pode ter ouvido Capaz de ouvir e e de entender estrelas” Vc gostou da Peixada e se emocionou no Severo, porque vc foi capaz de ouvir e entender as estrelas! Sou de João Pessoa e não conheço o recanto que, com sua dica, tornou-se imperdível! Ana Márcia acertou em cheio!!!
Acertou mesmo! E vai lá, vc tem que conhecer! Abs!
Apesar de residir perto deste maravilhoso centro e local gastronômico e de riqueza ambiental não conheço a ” Peixada do Severo” , mas desejo conhecer este local com músicas ebela comida como mostrastes nas fotos . A emoção pode vir , com quem estiver .
Rapaz, vou te dizer, em sou frequentador e Severo, além de conversar água e acender o fogo e virar o peixe babau, num faz mais nada não! Marta, sua mulher, é quem prepara todas essas maravilhas… a bichinha nem numa foto saiu, é mole? Vou por lá amanhã reclamar KKKKKKKKK!
Rapaz, vou te dizer, em sou frequentador e Severo, além de conversar água, acender o fogo e virar o peixe, babau, num faz mais nada não! Marta, sua mulher, é quem prepara todas essas maravilhas… a bichinha nem numa foto saiu, é mole? Vou por lá amanhã reclamar KKKKKKKKK!
Kkkkkkkk! O Servero não é bobo, né? Abs!
Marcelo,
Diminua a divulgação do lugar, senão o charme pode diminuir com o excesso de gente… É mesmo uma preciosidade paraibana e nos sentimos honrados com sua matéria. Mas você faltou provar como sobremesa um abacaxi delicioso, servido gelado e com raspas de limão. Só tem de vez em quando… Volte, prove e aprove. E não se esqueça de provar também a entrada de camarão no alho e óleo: é fantástica! Abraço
Lugar prazeroso. Depois da missa, se Deus quiser, iremos para lá.
Sou Paraibano,veraneio todo ano na Praia de Camboinha, municipio de Cabedelo cidade portuária, mais moro em Brasilia há pelo menos 35 anos, Funcionário Público Federal. Gente vou dizer minha idade, pois como falei moro em Brasilia ja algum tempo tenho precisamente 55 anos.
Conheço a Praia a penha, mais não sabia desse magnifico restaurante Peixada do Severo, mais tenham certeza irei conhecer a peixada do Severo, gostei muito dos comentários que voces todos fizeram.
Abraços a todos.
PS: Após minha ida lá farei também os comentários, mas é bom não divulgar muito as coisas boas que a minha Paraiba oferece, pois pode inflacionar o mercado.
Hahaha, verdade. Mas o que é bom precisa ser compartilhado, né? Abs!
Brunodica Marcelo!!! Sou de João Pessoa, e nunca tinhamos ouvido falar desse lugar…. agora depois da sua materia a familia inteira está doida pra manadar esse peixe pra dentro! So uma duvida…. se precisa reservar voce tem o telefone de la??
Abraços
Não consegui o telefone mas é bom reservar sim! Alguém tem?
Severo não esqueci do faisão. vc é uma pessoa super alto astral não tem quem não saia satisfeito com a sua companhia. E muito obrigado aos meus AMIGOS JOÃO MURILO e ALZIRA pelo dia que passamos juntos e foi no dia 04/06/2013 dia do Aniversario de João murilo Feliz aniversario para vc e feliz aniversario para Alzira 05/06/2013