L’Albereta oferece alta gastronomia e bem-estar
É possível passar bem em um spa, dá uma olhada nessa burrata e nesses embutidos e defumados da foto acima. Isso sim é um spa dos sonhos! O paraíso tem nome e se chama L’Albereta, um relais chateaux localizado na Franciacorta, Itália. O hotel abriga o Spa Espace Vitalité Henri Chenot, único na Europa, voltado para a promoção do bem-estar com tratamentos para o estresse, ansiedade, depressão, antiidade, detox e também perda de peso, claro.
O chateaux fica na região que produz os famosos espumantes da Franciacorta, e é cercado por vinhedos e produtores onde é possível fazer degustações, como a Bellavista e a Contaldi Castaldi.
Com tantos cenários relaxantes, a vontade é de se acomodar em um sofá e ficar vendo o dia passar na companhia de um bom livro. A paisagem ensolarada e a brisa são cortesia.
O café da manhã tem bolos, pães e tortas feitos no dia pelo chef. Há balcões refrigerados com queijos, frios, sucos orgânicos e iogurtes. Detalhe para o fatiador da Van Berkel ao fundo.
E o que falar desse lustre que ilumina a copa? Aliás, a decoração do L’Albereta merecia um post à parte. São tantos detalhes que encantam, do piso aos móveis, talheres e até velas.
Esse é um detalhe do bar do Vistalago Bistrò. Uma obra de arte!
O salão do bistrô, que tem um cardápio bem variado, com saladas da horta do hotel, massas artesanais e carnes.
Do lado de fora, um terraço onde você relaxar com uma vista maravilhosa do Lago Iseo e da Ilha Montisola. Detox visual!
No VistaLago tem até um Hambúrguer com fritas da casa (€ 18), para quem não dispensa um sanduíche.
E para os carnívoros, Tagliata na grelha com salada (€28). Uma porção generosa que serve até duas pessoas.
Para quem foi em busca de tratamentos, o Spa Henri Chenot tem 1.500 m2 e muitos tratamentos personalizados para cada cliente. Fiz um banho energético e hidromassagem em uma banheira dos Jetsons que me renovou. Mas me surpreendi mesmo foi com uma análise energética de ressonância que fiz segurando duas barras metálicas por meio minuto em um aparelho chamado Azyra. Já viram isso? O resultado é chocante.
Dentro do spa funciona o Wellness Restaurant, onde é possível fazer refeições balanceadas com cardápios especiais e pratos bem elaborados.
Como essa sobremesa, um pudim de leite de coco com morangos e nibs de cacau. Levíssimo e muito gostoso.
O hotel tem também um lounge onde é possível degustar chás e infusões especiais.
Mas os grandes jantares ficam reservados para o LeoneFelice, um restaurante aberto em 2014 e que oferece uma cozinha sofisticada, inspirada na alta qualidade dos ingredientes locais.
Quem comanda o LeoneFelice é o chef executivo Fabio Abbattista, que traduz a tradicional cozinha italiana em pratos contemporâneos e com técnica moderna, sempre associados aos sabores da infância.
O chef apresentou um Cannolo com queijo de cabra e pó de tomate, uma beleza que surpreende com o contraste de texturas e de sabores.
Aqui, pães no vapor com lardo. São como pães chineses, de consistência esponjosa e sabor delicado, perfeitos para o lardo da cobertura.
Dumplings com ervas selvagens recheados com ricota defumada, nozes e baunilha.
A deliciosa versão do espaguete alho e óleo do chef Fabio Abbattista leva caranguejo e fica excepcional.
Cordeiro com picles de cenouras, cerejas frescas e creme de queijo de cabra.
Uma sobremesa de tirar o fôlego: Tiramisú crocante, com biscoito de amêndoas, gelatina de café, chocolate, zabaione de amaretto e tuiles de café. Desconstrução total.
Detalhe das luminárias do salão, premiadas pela Wallpaper. Modernas e instigantes, emulam um sistema solar.
E depois de tanta comida boa e tacinhas de um dos melhores espumantes do mundo, nada como se jogar nessas espreguiçadeiras com vista para o verde. O L’Albereta é sem dúvida um refúgio perfeito para quem busca sossego, alta gastronomia e bem-estar.