8ª Folia Gastronômica de Paraty reúne chefs em diversas atividades
Paraty sediou na semana passada seu tradicional festival gastronômico, o Folia Gastronômica. O evento encerrou-se no dia 14, segunda, depois de inúmeras aulas, palestras, oficinas e degustações além do tradicional circuito dos restaurantes. Faça um tour pela festa acompanhando as fotos a seguir e veja o que rolou no evento.
A tenda principal foi montada no Largo de Santa Rita, palco das “Paneladas“, aulas gratuitas com chefs que preparavam suas especialidades. As degustações eram feitas mediante a compra do kit (R$ 15) com cuia e colher, que valia para todas as noites e podiam ser lavadas no próprio local.
Os chefs e palestrantes no jantar no restaurante Banana da Terra, da chef Ana Bueno (ao centro). Na foto, Jerônimo Villas Boas, Ivo e Mara Salles, Katharina e Saburó Matsumoto, Reila Criscia, Beatriz Rocha e Carolina Oda.
Um dos pratos servidos na noite: moqueca de peixe com banana da terra.
Aula “Maracatum: técnicas, reflexões e estudos sobre o atum em águas brasileiras” com o chef André Saburó Matsumoto realizada na Ponta do Cantagalo. As aulas aconteceram em pontos turísticos para que os convidados pudessem também apreciar a região.
Almoço na Ponta do Cantagalo com o chef Erick Jacquin, que preparou pratos com frutos do mar e palmito, ingrediente tema dessa edição.
Como esse Risoto de palmito pupunha e banana da terra.
A sommelière Carolina Oda apresentou uma palestra com o tema “Os ingredientes brasileiros na cerveja nacional” onde puderam ser degustados alguns rótulos.
Aula panelada “Comida da minha infância” com os chefs Juan Schneider e Dalton Rangel no Largo de Santa Rita.
Jantar na casa da Lauretta da Martinica, personalidade da cena cultural de Paraty.
Porchetta com rolinho crocante e salada de couve foi um dos pratos do jantar na casa da Lauretta.
Aula da chef Mara Salles que apresentou o tema “A cachaça na cozinha do Tordesilhas”, realizada no Alambique Paratiana.
Antes da aula, um breve passeio pelo alambique.
Com direito a degustação de alguns exemplares produzidos na fábrica como a Labareda, uma cachaça envelhecida em carvalho com um aroma delicioso.
Mara Salles ensinou o preparo de um molho secreto, que ela chama de ‘umami natural’. Depois vou dar a receita no blog.
Almoço no Sacho Pança, na estrada Parati-Cunha. O restaurante é famoso por suas costelas no bafo.
E por suas linguiças artesanais. Servidas com pão caseiro e geleia de tomate como entrada do almoço.
“Navegando na cuia” foi o tema da panelada das chefs Kátia Barbosa e Rô Gouveia, que serviram moqueca de peixe com arroz de coco.
Um dos jantares comemorativos foi na casa de Haydee Belda, no Centro Histórico de Paraty.
A bela mesa do jantar com saladas variadas e um pão de fermentação natural com uma massa mãe com mais de 20 anos que Haydee ganhou da Mari Hirata.
De sobremesa, torta de figo com pasta de pistache e pannacotta com cítricos.
A chef Janaína Rueda falou sobre sua experiência com a merenda escolar em aula no Forte Defensor Perpétuo.
E foi seguido de almoço no Quiosque São Francisco –ou Quiosque da Catarina– no Bairro Praia Grande.
Detalhe do restaurante, que possui uma lojinha no anexo para venda dos itens da decoração.
A proprietária Catarina Oliveira, entre as chefs Ana Bueno e Mara Salles, recebe os chefs para o último almoço do festival em seu aprazível quiosque.
O “Samba na panela: milho, camarão e linguiça” foi a última panelada do evento e contou com a participação das chefs Jade Veronese, Mônica Rangel e Marcia Pedroza. O trio preparou vários pratos como uma polenta com ragu de linguiça e cogumelos e um risoto de camarão. O público se divertiu com a apresentação musical do “Samba da Benção“, que encerrou o evento.