Taioba tem cozinha surpreendente no litoral norte
Vai passar o final de ano no litoral norte? Então essa dica é para você, caso ainda não conheça o Taioba, restaurante do Eudes Assis. O chef fez fama em Maresias cozinhando no Seu Sebastião, enquanto batalhava com o seu projeto Buscapé, que oferece capacitação profissional para jovens do litoral paulista.
O projeto segue firme e forte, mas desde o ano passado, Eudes responde pela cozinha do Taioba, seu restaurante e serviço de eventos localizado no “lado do sertão de Camburi”, como o chef faz questão de falar.
A casa oferece uma caprichada cozinha caiçara, tem serviço amigo e um gostoso ambiente. A seguir, uma amostra das especialidades servidas em porções reduzidas para degustação. Como o chef valoriza o uso de ingredientes da época, o menu está sempre se renovando.
A taioba, que dá nome ao restaurante, é um dos ingredientes locais utilizados nesse bolinho, sequinho por fora mas com interior cremoso; imperdível.
Em matéria de petisco, tem também o gostoso Bolinho de peixe seco com chutney picante de banana.
Aproveite para conhecer as cervejas locais, como a leve e refrescante Istenek, produzida em São Sebastião.
O menu com as sugestões do dia, junto à entrada do restaurante, sempre esconde surpresas como a posta de pescada na folha de bananeira, que fez o maior sucesso na mesa.
Olha que delícia: Manjubinha empanada no fubá servida com maionese de mostarda Dijon e o aromático limão cravo.
O que esperar de um chuchu gratinado com creme de camarão? Tudo! Esse foi um dos pratos mais gostosos que comi nos últimos tempos.
Corvina com molho de camarão, arroz integral com lentilhas vermelhas e abóbora assada. Um prato rico em sabores e texturas e com o peixe no ponto perfeito!
O luminoso e arejado salão do restaurante.
Polvo grelhado, mandioca e taioba refogada servidos com vinagrete, que valorizou ainda mais o prato.
Frutos do mar grelhados, mandioca e pupunha.
Fechando a degustação, Sagu de coco com tapioca, manga e praliné de pistache servido com uma cachaça de banana geladinha.
O chef Eudes Assis ao lado da lousa com as sugestões do dia. Há também um menu fixo com outras opções que incluem carnes e saladas.
A fachada do restaurante, localizado do lado do “sertão” de Camburi. Recomendo!