Restaurante Araucária tem menu autoral e cozinha vibrante em Campos do Jordão
Eu adoro restaurantes de hotéis, com toda aquela cenografia que por um instante nos tira do cotidiano ordinário e nos permite sonhar –e até mesmo viver um personagem, como já dizia titia Ruth em “Alhos e Safiras“. E o restaurante Araucária, do Grande Hotel Senac de Campos do Jordão, traz esse cenário perfeito: belas mesas postas, longas cortinas emoldurando jardins, lustres, um serviço refinado e muito gentil, e para arrematar, um talentoso chef.
O responsável pela cozinha do Araucária, e por todos os outros pontos de A&B do Grande Hotel é o chef Mauro Sierro. Apesar de jovem, Sierro tem um currículo admirável, com experiências profissionais em cozinhas estreladas na Suíça, França e Espanha. No Brasil, trabalhou nos restaurantes D.O.M. e Dalva e Dito, além de ter liderado a equipe do 7 Gastronomia, serviço de catering para festas do chef Alex Atala.
Agora, Sierro ocupa o cargo de chef executivo do hotel, e no meio de tantas demandas, ainda consegue criar menus semanais para o Araucária, que abre apenas para o jantar nos finais de semana. Estive lá no último sábado e o menu degustação (R$ 250) começou com um amuse bouche que atiçou meu paladar: um ceviche de vieiras com acidez perfeita acompanhado por uma panceta crocante que conferia mais textura ao prato.
A entrada trazia um guioza de vegetais com alga nori, sobre dashi de cogumelos, um caldo espesso e terroso, combinação perfeita para o dumpling.
Completando o cenário, Sidney, o pianista que trouxe mais bossa e momentos de deleite para a noite.
O primeiro prato era não apenas gostoso mas muito bonito. Camarão grelhado sobre mini arroz cremoso de coco com abacaxi caramelizado.
Na sequência, o principal trazia stinco de cordeiro ao jus lie, o molho reduzido do próprio assado, que cola o sabor na boca e na memória, servido com batata doce à Brás.
Encerrando esse jantar memorável, pera à Belle Hélène ao cassis, com sorvete de baunilha. Doçura e delicadeza escoltadas por um late harvest da Nederburg.
Acima, os vinhos selecionados pelo sommelier Ronne Guimarães para o jantar. O custo da harmonização é de R$ 100 e vale muito a pena.
Visão geral do salão do restaurante Araucária. Bora sonhar!
Clique na imagem para ver o menu