Os 10 coquetéis clássicos mais vendidos no mundo, comentados por cinco renomados bartenders
Você sabe quais são os coquetéis clássicos mais pedidos nos bares? A Drinks International, revista inglesa especializada em destilados, vinhos e cervejas, publicou uma lista com os 50 drinques mais vendidos em 106 bares espalhados pelo planeta. Na foto acima, Negroni, Dry Martini e Old Fashioned.
Na 50ª posição ficou a Cuba Libre, meu drinque favorito para aqueles momentos de preguiça. A Caipirinha ocupa a 44ª posição enquanto a Piña Colada, que andou reaparecendo nos bares da cidade, vem na 31ª. Os descolados Cosmopolitan e Aperol Spritz, na 26ª e 11ª posição respectivamente. Abaixo, a lista dos 10 coquetéis mais pedidos nos bares, com comentários de prestigiados bartenders brasileiros.
10º Mojito
Refrescante drinque preparado com rum branco, açúcar, hortelã e água com gás.
“Mojito é ótimo, adoro a refrescância prolongada que fica mesmo após terminar o drinque.” (Luciano Melo Guimarães, da Cocktail Brasil, Recife/PE)
9º Espresso Martini
Drinque robusto feito com vodca, licor de café, espresso e grãos de café torrado.
“Deveriamos valorizar mais esse clássico esquecido. Quando bem equilibrado é imbatível.” (Alex Mesquita, bartender e mixologista da Cachaça Leblon, Rio de Janeiro/RJ)
8º Moscow Mule
Feito com vodca, limão e ginger beer, no Brasil acabou ganhando uma espuma no topo.
“Meu drinque preferido devido à variação que fiz com espuma de gengibre. Indicado para qualquer hora do dia.” (Marcelo Serrano, bar manager no Grupo CGC – Quintana Bar, São Paulo/SP)
7º Manhattan
Um clássico que leva Rye ou Bourbon, vermute doce, angostura e cereja.
“Daqueles drinques onde a guarnição faz parte da experiência.” (Jessica Sanchez, bartender e mixologista do Vizinho Gastrobar, Rio de Janeiro/RJ)
6º Margarita
Um drinque festivo, com tequila, suco de limão e licor de laranja.
“Cocktail simples de preparo e vibrante no ato de beber; festivo e super agradável, bom para tomar antes da refeição, depois da refeição, o dia todo.” (Mestre Derivan Ferreira de Souza, bartender e consultor em coquetelaria de São Paulo/SP)
5º Daiquiri
Coquetel feito com rum branco, suco de limão e xarope de açúcar, batidos com gelo.
“Daiquiri é um dos meus clássicos favoritos por ser complexo com ingredientes simples.” (Luciano Melo Guimarães, da Cocktail Brasil, Recife/PE)
4º Dry Martini
Um drinque potente, feito com gim, vermute branco seco, azeitona e casca de limão.
“O melhor aperitivo sempre. Tudo começa por ele.” (Alex Mesquita, bartender e mixologista da Cachaça Leblon, Rio de Janeiro/RJ)
3º Whisky Sour
O terceiro colocado é feito com whisky, clara de ovo, limão siciliano, açúcar e muito gelo!
“É um ótimo drinque, super indico para a happy hour.” (Marcelo Serrano, bar manager no Grupo CGC – Quintana Bar, São Paulo/SP)
2º Negroni
Nosso vice-campeão faz sucesso com Campari, vermute tinto, gim e casca de laranja.
“Fácil mas também difícil. Simples e super complexo. Menos é sempre mais.” (Jessica Sanchez, bartender e mixologista do Vizinho Gastrobar, Rio de Janeiro/RJ)
1º Old Fashioned
O primeiríssimo lugar tem sido meu companheiro nos bares ultimamente. Ele é feito com Bourbon, uísque americano elaborado com milho, angostura, torrão de açúcar, casca de laranja e cereja.
“Old fashioned nos leva à época do”speakase”, misterioso, saboroso, levemente amargo. Cai bem em um happy hour junto com amigos e boa música.” (Mestre Derivan Ferreira de Souza, bartender e consultor em coquetelaria de São Paulo/SP)
Fotos: Marcelo Katsuki/Folhapress. Retratos: Instagram.