Cajón del Maipo: piquenique com uma vista de arrepiar no Chile

Marcelo Katsuki

Foi um programa de turistão? Foi! Mas foi espetacular, inspirador, voltei renovado. O Embalse el Yeso é um reservatório de água localizado em Cajón del Maipo, que fica a uns 70 km de distância de Santiago.

As agências locais oferecem pacotes para quem quer fazer um piquenique ou mesmo curtir um churrasco nas margens do rio —o que imaginei um pouco além dos meus anseios, que eram de tomar um vinho e ouvir uns mantras apreciando a paisagem. Também dá para fazer caminhadas, escaladas e banhos termais em algumas áreas.

 

Parada estratégica no início da subida para tomar um capuccino quentinho antes de enfrentar o frio a 3 mil metros de altitude.

Na hora de escolher o pacote, mil dúvidas, pois os preços variam muito. E nem pensar em alugar um carro e dirigir  –fico enjoado e podíamos sair voando pela encosta. Optamos por um pacote intermediário, de 230 reais que tinha bons comentários, de uma agência chamada Bellabike. Era o que saía mais cedo, o que no fim foi de grande valia, pois logo após a nossa passagem pelo leito do rio, fecharam o acesso e as outras empresas só conseguiram entrar quando já estávamos indo embora.

Chegando ao Embalse el Yeso.

Apesar da encosta não ter neve, chegamos a pegar 0ºC, que compensamos caminhando com o passo apertado pela sombra do caminho —a van fica parada em um ponto preparando o piquenique.

Gente, que cenário deslumbrante! Ainda mais porque estávamos praticamente sozinhos naquele fim de mundo gelado e com um das vistas mais espetaculares que já pude contemplar. Liguei o Spotify e me desliguei do mundo. Tenho ouvido um álbum ótimo chamado “Mantras for Divine Grace”, indicado pelo João Doederlein, o @akapoeta, que é excelente —particularmente adoro a segunda faixa, Aad Guray Nameh (Protection).

Quando o sol se levanta, o frio é atenuado. Mas a luz fica dura, a paisagem nítida demais, voltamos para o ponto da van e o piquenique estava montado. Eu confesso que comi uns salames e fiquei por ali olhando aquilo tudo, nem interagi muito com as pessoas —que devem ter achado a gente esnobe, rs.

Não bebi –tinha até levado um vinho bom na mochila, mas confesso: estava de ressaca por conta de uma dezena de piscos que havia tomado na noite anterior. Aliás, tem um bar ótimo de piscos em Santiago onde você pode fazer várias degustações a preço amigo, depois eu conto.

Mas voltando ao piquenique, ele era apenas um pretexto para desvendarmos o Embalse el Yeso. A mesa é bem montadinha: tem queijos, embutidos, biscoitos, tortillas, sucos, vinhos e pisco. Mas o lugar é realmente especial e aproveitei para (tentar) me reconectar –e me livrar da ressaca tomando os sucos.

Na volta ainda paramos em um pequeno vilarejo, San José de Maipo, onde há restaurantes como esse, Sabores de Montaña. Almocei um prato kids e corri para a (única) rua comercial atrás de algum recuerdo, ainda que em vão…

Embalse El Yeso, Las Yeseras, San José de Maipo, Chile – mapinha aqui
BellaBike: a agência te busca às 6h e te leva de volta para o hotel no final da tarde. O passeio dura umas 11 horas no total. Fala-se em inglês e espanhol e o guia é ótimo, eficiente e sem aquela chatice de ficar forçando nas piadinhas —o que achei um grande diferencial, rs.