Aprenda a preparar cuscuz nordestino no micro-ondas: é rápido e fácil

Marcelo Katsuki

Olha eu gourmetizando o cuscuz nordestino, gente! Podem rir, mas desde que descobri o cuscuz de micro-ondas, a vida ficou um pouco mais alegre. Antes tinha a fila do cuscuz peitinho: porções individuais que faziam o café esfriar antes que chegasse a sua vez. Eu até compraria mais cuscuzeiras, mas nunca mais achei a danada. Restou-me a tecnologia.

 

O primeiro passo é hidratar o flocão de milho com mais água. A proporção que usei é de 1 xícara de flocão para 3/4 de xícara de água. Uma pitada de sal e 10 minutos descansando, para hidratar.

 

Fiz uma porção pequena de cuscuz nessa xícara transparente, para ter mais controle no micro-ondas. E não apertei muito, para ficar mais fofo.

 

Tampei com um pires, para prender o vapor que se forma durante a cocção. Deixei de 2 a 3 minutos no máximo (vai depender da potência do seu micro-ondas).

 

Espere um minutinho para concluir o cozimento e vire o cuscuz sobre um pires.

 

Tá pronto! Agora é comer como quiser: com carne de sol acebolada, com queijo coalho frito ou com manteiga.

 

Eu gosto com ovo, mas essa concepção ficou meio picareta, né? Melhor um ovo mexido em volta ou desmanchar o cuscuz sobre um ovo inteiro. Já já meu cuscuz vira canapé. Eita!