Prato do dia: um executivo vietnamita
Fiz uma visita ao novo Cochinchine na semana passada e eles estavam lançando o seu menu de almoço. Quem diria que, depois de anos de carência de restaurantes vietnamitas, teríamos até um menu executivo para explorar essa instigante cozinha.
O Cochinchine fica nos Jardins e é capitaneado pela Dani Borges, do vietpub Bia Hoi, localizado no centro da cidade. Tem uma proposta mais formal, com pratos elaborados, mas o ambiente segue despojado, com o uso de muitas cores e painéis decorativos que remetem ao Vietnã.
O executivo é servido de terça a sexta-feira e inclui entrada, prato principal e sobremesa por R$ 44,90. Os pratos variam diariamente, oferecendo saladas, dumplings, rolinhos e panquecas como entrada e frango, carne, porco e peixe como principais.
Quando cheguei, já não havia a entrada do dia, o Banh Troi, dumplings de polvilho recheados com frango em caldo de capim limão. Ofereceram-me como opção a salada vietnamita ou o Banh Bot Loc, o mesmo dumpling mas com recheio de porco e camarão, minha escolha. Carnes fortes e uma massa elástica e delicada, mergulhada em molho vietnamita agridoce. Muito gostoso e com uma bonita apresentação.
O principal do dia era o Bo Luc Lac, que trazia alcatra em finas fatias marinadas em capim limão e alho, com um molho denso e saboroso, acompanhado de uma tigelinha de arroz. Mas não se deixe enganar pelo zoom da foto, a porção não é grande.
A sobremesa do dia era uma fruta —no caso, uma fatia de abacaxi— ou um creme de tamarindo, que considerei mais interessante. Pouco doce e sem muita acidez, foi perfeito para encerrar esse almoço tardio.
O menu à la carte traz diversos pratos para compartilhar, além de saladas e pratos principais, com uma opção vegana. A carta de vinhos e cervejas é bem enxuta mas a casa investe em drinques autorais, incluindo um com jaca em compota, que pretendo provar em minha próxima visita. Em tempo: o restaurante ocupa o mesmo imóvel onde já funcionou o Epice, do chef Alberto Landgraf.
Cochinchine – mapinha aqui
R. Haddock Lobo, 1.002, Cerqueira César, tel. (11) 3063-0718
Fotos: Marcelo Katsuki/Folhapress