Receita de uma panela só: charutinho de repolho de preguiçoso

Marcelo Katsuki

Quinto dia de Carnaval e a gente tá como? De ressaca, com preguiça de levantar mas com aquela fome! Para esses momentos, nada como uma receita prática mas gostosa, porque ninguém quer perder tempo cozinhando ou lavando louça.

Charutinho de repolho é um dos meus pratos favoritos. Minha mãe faz um caprichado e sempre acompanhei o ritual. Mas quedê coragem de cozinhar repolho, ir separando as folhas uma a uma, enrolar os bichinhos e cozinhar?

Essa receita que posto hoje é das antigas. Minha tia Eiko fazia para os meus primos e o sabor é praticamente o mesmo. Já o visual, está mais para um maklub, porque a gente vira a panela e desenforma. E a carne no topo fica parecendo uma kafta em forma de disco. Confuso? Mas muito gostoso. E que Alá me perdoe, rs!

 

Tempere meio quilo de carne moída (patinho) com sal, pimenta síria, hortelã, salsinha, cebola, 1 colher (sopa) de extrato de tomate e suco de meio limão. Unte o fundo de uma panela com azeite (ou manteiga) e distribua a carne. Se gostar de alho, coloque alguns dentes descascados aleatoriamente.

 

Cubra a carne com metade de um repolho pequeno fatiado. Depois, espalhe uma xícara de arroz agulhinha lavado e escorrido.

 

Junte um pouco de sal e água fria até cobrir o arroz. Não precisa muito porque o repolho solta mais água. Cozinhe em fogo médio com a panela destampada. Quando secar, tampe e cozinhe por mais 5 minutos em fogo baixo, tempo para que o arroz do centro da panela cozinhe e para que a carne dê uma dourada. Deixe descansar por 10 minutos, sem destampar.

 

Daí é só virar a panela sobre uma travessa e servir. Eu fiz no improviso, mas se você quiser dar uma caprichada, torre algumas amêndoas ou castanhas na manteiga e distribua sobre o “bolo”. O visual em nada lembra um charutinho, mas garanto que o sabor não decepciona!

Fotos: Marcelo Katsuki/Folhapress