Como fazer ovo de Páscoa
Há tempos meu confeiteiro interior sonhava em fazer ovos de Páscoa. Já tinha até comprado os moldes em uma loja de produtos para confeitaria, mas tinha sempre aquela desculpa: a danada da fala de tempo. Eis que me enchi de disposição e fui participar de uma aula com a Mariana Helou, chef patissière da Petite Marie e vencedora do reality “Que Seja Doce” do canal GNT.
E não é que foi fácil e até divertido? Claro que o acompanhamento de uma chef sempre ajuda, mas não tem drama. Afinal, se quebra uma ponta aqui ou se escorre um recheio ali, você vai aproveitando para provar sua obra, rs. Nada de desperdício nessa confeitaria caseira!
A primeira coisa a se fazer é a temperagem do chocolate. Um processo em que o chocolate é derretido e depois resfriado, para apresentar brilho e firmeza depois de pronto. Pique o chocolate (ou use esses em moedas ou pepitas) e derreta no micro-ondas 2/3 do total a ser utilizado, por até 2 minutos. Coloque de 30 segundos em 30 segundos e vá acompanhando (vai depender da potência do seu micro-ondas). Depois incorpore o restante do chocolate frio até derreter tudo. Esse processo é para resfriar o chocolate. Espere ele atingir 31ºC ou 32ºC. O ideal é comprar um termômetro culinário, custa a partir de 10 reais. Quem tem prática diz que é uma temperatura que não incomoda no dorso da mão.
Se você não temperar ou trabalhar na temperatura errada, o ovo vai ficar sem brilho, como na foto acima. Então faça o teste com uma faquinha e veja o resultado rapidamente. Ficou opaco? Espere esfriar mais um pouco.
A forma do ovo tem 3 peças. A base, onde vai o chocolate, uma capinha de silicone e a tampa para fechamento.
Preencha a base com o chocolate temperado até o limite indicado na forma (tem uma marcação bem visível).
Cubra com a tampa, protegida pela capinha de silicone.
Aperte bem pelas bordas, bata de leve contra a mesa para o chocolate preencher toda a forma.
Vire do avesso, bata novamente e aperte com o dedo. Você vai perceber que um pouco de chocolate vai espalhar dentro do molde, mas é normal.
Leve para a geladeira e aguarde seu resfriamento, que leva aproximadamente 15 minutos. Retire a tampa e depois a capinha de silicone. A casca de chocolate solta com facilidade, inclusive as rebarbas.
Agora você pode embrulhar em papel metalizado colorido.
Rechear com bombons e envolver em celofane. O laço colorido dá o toque final ao seu ovo de Páscoa.
Ou você pode manter a casca do ovo na forma e rechear. Vale de tudo: bombom picado, pé de moleque, brigadeiro. Aqui recheamos com brownie picado e doce de leite.
Montagem da tampa de chocolate: faça um molde em acetato no formato do ovo, coloque sobre um papel manteiga e preencha com fios do mesmo chocolate temperado, compondo um desenho abstrato.
Retire o molde de acetato, espere esfriar um pouco. Coloque outra folha de papel manteiga e uma tábua em cima, apenas para o chocolate não empenar, e leve à geladeira.
Finalize com o ovo na caixinha, também à venda nas lojas de artigos para confeitaria, e cubra com a tampa de chocolate. Fala se não ficou show? 😉
Fotos: Marcelo Katsuki/Folhapress. O jornalista participou do workshop a convite da Puratos.