A fantástica fábrica de chocolate de uma pessoa só
Ganhei de presente de aniversário de uma amiga algumas barras de chocolate com um bilhete onde se lia “quase melhor que sexo”. A frase destoava das embalagens delicadas dos chocolates mas os sabores logo se revelaram intensos, surpreendentes e certeiros. Certamente melhores que muito sexo por aí, rs.
A responsável pelas delicadas barras era a chocolatière Arcelia Gallardo, uma americana filha de mexicanos que divide seu tempo entre a Califórnia e o Brasil, onde tem um pequeno ateliê chamado Mission Chocolate.
Arcelia montou essa pequena fábrica no Brooklin onde faz tudo: fermenta os grãos com a polpa, seca, torra, tritura, faz a moagem, e no fim ainda realiza algumas alquimias. Cria barras com sabores de doces brasileiros. Sua última criação foi o chocolate de pão de mel, mas há delírios certeiros como o de pamonha, com gostinho do doce de milho, e um de arroz doce, com um toque de canela. Ambos incríveis.
Moldagem em forminhas feita sobre uma balança digital.
Hora de desenformar as barrinhas de chocolate.
Arcelia não só faz todo o processo, como prepara alguns dos ingredientes da finalização: desidrata cascas de laranja, corta goiabadas em cubinhos. Ela compra papéis decorados, recorta e embala as barras individualmente. Impressionante. E a produção chega a 2 mil barras por mês!
Arcelia realiza degustações guiadas em eventos e lojas de chocolates.
No meio disso tudo, ainda arruma tempo para cuidar das duas filhas e realiza aulas e palestras, onde fala de sua grande paixão: o chocolate.
Sua criações podem ser encontradas em lojas como a Casa Santa Luzia, a LojaMod e a Cupping Café, em SP. No Rio, o NOOMA do Praia Botafogo Shopping foi o local escolhido para se degustar essas belezuras.
Ah, e no site ela ensina várias receitas com chocolate e uma verdadeira joia: como fazer um chocolate bean-to-bar, ou seja, do grão até a barra, pronta para ser embalada (ou devorada). Curtiu? Então clique aqui e se lambuze!
Contato: arcelia@missionchocolate.com