Ryo Gastronomia reabre mais exclusivo, com balcão para apenas oito clientes

Marcelo Katsuki

Depois de passar por uma reforma que durou quatro meses, o Ryo Gastronomia reabriu mais intimista. Foram-se as mesas, ficou o balcão, remodelado e com apenas oito lugares. “A proposta é oferecer uma experiência ainda mais personalizada”, conta o chef Edson Yamashita, que agora concentra todo o serviço, servindo pessoalmente cada um dos comensais.

 

O pequeno jardim japonês quebra o vazio do salão.

O chef viajou para o Japão para redesenhar seu kaiseki, o menu-degustação que intercala três pratos frios, três quentes, sushis e um prato surpresa, além da sobremesa. O preço varia de R$190 a  R$650 dependendo do menu escolhido e da harmonização com saquês. Importante: é preciso fazer reserva. A seguir, o menu que fiz em um almoço na semana passada.

 

Começamos com um ussuzukuri de robalo, prato que traz finas lâminas de peixe cru acompanhadas por um molho cítrico.

 

O torô vem generoso, disposto sobre gelo moído, e traz a carne retirada próxima ao pescoço do peixe, informa o sushiman.

 

Um shot de ouriço diferente. As ovas vêm sobre uma cama de algas mozuku, típicas de Okinawa. Uma combinação que surpreende, num perfeito encontro de sabores.

 

O beijupirá é marinado no missô com mirin, o saquê adocicado, antes de ser caramelizado. Vem com nabo ralado e folha de shissô, que deve ser degustada com o pescado.

 

A bela cerâmica traz um katsuo tataki com molho ponzu e saladinha de nabo com brotos. É refrescante, saboroso e prepara o paladar para o próximo prato.

 

A cerâmica tem textura de cobra mas a carne é de leitão –e preparada em baixa temperatura. O molho tem vinho de arroz chinês que dá um sabor peculiar ao prato.

 

Singelas fatias de karassumi, as ovas de tainha salgadas e maturadas chegam com a pele tostada e cobertas com mel produzido no próprio restaurante. Outra combinação encantadora.

 

O katsu sando traz pargo marinado em seu recheio e um pouco de descontração à sequência.

 

O chef Edson Yamashita concentrado no prepara do próximo prato.

 

Um delicado robalo defumado servido com gelatina de tomate momotaro, brotos e flores.

 

A sequência de sushis traz cinco unidades, que são servidas uma a uma pelo chef. Podem aparecer sushis com carapau, camarão, atum, ovas de ouriço, sempre os melhores pescados do dia.

 

O prato surpresa do almoço foi um tsukemen, que traz o macarrão separado para ser mergulhado no denso caldo feito com frango e joelho de porco.

 

Uma sobremesa para encerrar o menu com leveza: mousse de matchá com morangos frescos e chantilly à moda japonesa, mais leve e menos doce. Acompanha um senchá, o chá feito com infusão de folhas e o mais popular no Japão.

 

A nova fachada do restaurante: discreta para quem passa pela rua e reservada para quem adentra o restaurante. Sem dúvida, uma grande experiência.

Ryo Gastronomiamapinha aqui
Endereço: R. Pedroso Alvarenga, 665, Itaim Bibi
Reservas: 3881-8110/ 99221-2525