Como fazer uma panqueca doce com apenas dois ingredientes

Marcelo Katsuki

Uma vez um amigo fez essa receita para mim e eu achei horrível: sem textura, com cheiro de ovo e quase nenhuma doçura. “Prática e ruim”, pensei. Eis que num desses dias de confinamento, me peguei com fome de uma besteirinha no final da tarde e me lembrei da receita. Fiz. E ficou ótima!

No dia seguinte, quis turbinar a panqueca colocando aveia. Ponto para ela! Daí, já me achando o rei da cocada preta, resolvi incluir umas bananas caramelizadas no preparo. Gourmetizei sim –e recebi elogios até da mamma. Abaixo as três versões dessa receita, perfeita para o café da manhã, pro lanche da tarde, para aquela fome fora de hora. Experimente e se surpreenda!

 

A receita básica leva apenas um ovo e uma banana nanica bem madura, que vai garantir a doçura da massa.

 

Bata bem o ovo com um garfo (ou um fouet) até espumar. Isso deixa a massa mais fofinha e ajuda a disfarçar o cheiro do ovo.

 

Fatie a banana e amasse grosseiramente com um garfo.

 

Misture bem os dois ingredientes até que estejam incorporados.

 

Pincele uma frigideira com antiaderente e leve ao fogo baixo. Com a ajuda de uma concha, coloque uma pequena porção da massa. Espere dois minutos (ou até que apareçam bolhas na superfície da panqueca), vire e aguarde mais 2 minutos.

 

Essa massa fica bem fofinha e leve.

 

Finalize com mel e delicie-se. Rende de seis a oito panquequinhas.

 

Agora vamos para a versão com aveia: bata o ovo até espumar e junte a banana amassada.

 

Adicione 1 colher (sopa) de aveia, 1/2 colher (chá) de fermento e 1/2 colher (chá) de canela.

 

Misture tudo muito bem, com o auxílio de um garfo mesmo.

 

O processo é o mesmo, mas essa massa fica um pouco mais alta por conta do fermento. Dependendo do tamanho da frigideira, dá para fazer de três a quatro por vez, agilizando o preparo.

 

Sirva com bananas em rodelas, um fio de mel e polvilhe canela em pó. Lindo, não?

 

Agora a versão masterchef dessa receitinha trivial. Prepare a massa com aveia. Fatie uma banana e passe as rodelas no açúcar. Leve para a frigideira untada e frite até começar a caramelizar a banana, em fogo baixo mesmo.

 

Coloque uma porção da massa, despejando sobre as bananas. Eu despejei no meio e a massa empurrou as rodelas para a lateral da frigideira, resultando numa panqueca arreganhada.

 

Quando a massa começar a espumar (ou ficar com as bordas tostadas), vire com uma espátula e doure o outro lado. Sirva com mel e canela em pó, se gostar. Olha que belezura.

Gostou da receita? Veja então os chefs que estão arrasando nessa quarentena com receitas práticas e saborosas no Instagram clicando aqui!