Cooperativa reúne pequenos produtores do Cerrado para vendas on-line

Marcelo Katsuki

Desde a sexta-feira está funcionando um e-commerce muito bacana voltado para vendas on-line de ingredientes regionais produzidos no Cerrado e na Caatinga e com entrega para todo o Brasil.

A Central do Cerrado reúne mais de 30 organizações comunitárias com agricultores familiares e artesãos para oferecer produtos difíceis de serem encontrados nas prateleiras dos supermercados como doce de umbu, mel de abelhas nativas, óleo e polpa de pequi, castanha de licuri, geleia de cagaita e até um curioso Barutella, creme de cacau com castanha de baru. O projeto surge como uma alternativa para o escoamento da produção da cooperativa, prejudicado em função da Covid-19.

Uma alegria foi encontrar o Flocão Puro Milho da Copirecê, produzido com sementes de milho crioulo não transgênico cultivado no sertão da Bahia. É o mesmo produto usado pelo chef Rodrigo de Oliveira no Mocotó. O cuscuz  lá em casa não será mais o mesmo! As páginas trazem informações sobre a origem social das comunidades produtoras e a origem territorial, além de dicas de uso e receitas com os produtos.

A loja virtual oferece ainda peças de artesanato, como objetos decorativos feitos com capim dourado, cestas e tecelagens, sabonetes e produtos de limpeza. Também é possível adquirir os itens em algumas lojas físicas em Brasília, enquanto o box no Mercado de Pinheiros, em São Paulo, permanece temporariamente fechado.

Crédito da foto: reprodução do site.