Festival de comida japonesa em casa

Marcelo Katsuki

Rodízios e festivais de comida japonesa sempre me causam uma certa ansiedade –e eu nem estou falando sobre qualidade mas sim do desfile incessante de comida que faz a gente comer mais do que deveria. Sempre fui ‘zoiudo’!

Eis que me deparo com um festival de comida japonesa por delivery, o do Black Sushi do chef Mario Tucillo. Já conhecia o trabalho do chef, mas fazia algum tempo que não provava suas criações. Tenho experimentado bons restaurantes japoneses pelos apps de comida –dentro do que o serviço permite, claro– mas um festival ainda não me havia ocorrido. Fui conferir.

 

Os pratos chegam bem embalados, em caixas de papel coloridas e potes de papelão. Mas já que a proposta era de um festival em casa, não custa dar uma caprichada na produção. Olha o antes e o depois!

 

Comecei pelo sunomono, a conserva de pepino agridoce, perfeita para abrir o apetite, e me surpreendi com o tempero equilibrado e gostoso. São essas sutilezas, assim como o ponto do arroz e o sabor delicado do missoshiru que fazem a gente gostar de um restaurante japa. Segui para os guiozas de carne, único ponto fraco da degustação. Massa pesada e meio crua escondia o sabor do recheio, ainda que saboroso.

 

O tartare de salmão é fresco e bem servido. Vem acompanhado por um molho verde onde se nota o azeite e casquinhas crocantes fritas, uma entrada perfeita para acompanhar um saquê ou uma tacinha de vinho! O shimeji na manteiga também chega macio e bem temperado, com shoyu e cebolinha. Há outras opções como salmão grelhado e lula à milanesa que podem ser pedidos, somando cinco entradas –minha quinta foi o arroz branco.

 

Dentre as cinco opções de temaki, optei pela de atum batido com cebolinha. A alga nori chega embalada em plástico para preservar sua crocância. E o combinado de sushi e sashimi tem três opções: só com salmão, misto com salmão, atum e camarão e o especial (foto), com itens mais elaborados como ovas, peças trufadas e foie gras (essa opção tem adicional de R$ 10).

 

O Festival Black Sushi custa R$ 129 e é formatado para uma pessoa, embora sirva tranquilamente duas, basta solicitar mais um arroz branco e missoshiru à parte. Como estava sozinho, almocei e jantei. Pelo iFood é possível também pedir os itens separadamente e há ainda a opção de comer no local, já que o restaurante está aberto todos os dias, para almoço e jantar.

Black Sushimapinha aqui
Rua Pedro de Toledo, 399, Vila Clementino, S.Paulo/SP
Telefone: (11) 5082-4288
Fotos: Marcelo Katsuki/Folhapress