Receita de okonomiyaki waffle, versão lúdica do tradicional prato japonês
O okonomiyaki é um prato da culinária japonesa semelhante a uma panqueca e que tem inúmeras variações regionais. Okonomi significa “ao seu gosto”, yaki é “grelhado, assado”. Ou seja, um prato democrático, que você pode preparar de acordo com a sua preferência. Os dois estilos mais conhecidos são os de Kansai, com os ingredientes misturados na massa, e o de Hiroshima, que é feito em camadas e leva macarrão.
Como a gente adora uma traquinagem e precisa botar os aparelhos comprados durante a pandemia para funcionar, criei uma versão da iguaria feita na máquina de waffle. A única diferença é que a massa precisa ficar um pouco mais consistente e o repolho, picadinho. O resultado é uma panqueca mais firme, mas não menos gostosa. Vem ver! Siga o Comes e Bebes no Instagram e veja mais receitas práticas e gostosas.
Ingredientes:
300 ml água
1/2 colher (café) sal
1 colher (chá) fermento
1 xícara (chá) de farinha de trigo
2 xícaras (chá) de repolho picado
Cebolinha picada
2 fatias de bacon picadas
1 colher (chá) de conserva de gengibre picado (ou natural)
1 colher (sopa) de cará ralado (opcional)
Para a finalização:
Maionese
Molho para okonomiyaki (receita abaixo)
Flocos de bonito seco (katsuobushi)
Nori (alga) picadinho ou cebolinha
Molho caseiro para okonomiyaki:
4 colheres (sopa) de ketchup
3 colheres (sopa) de molho inglês
2 colher (sopa) de shoyu
1 colher (sopa) de açúcar
Misture tudo em uma tigelinha.
Bata o ovo com a água. Junte a farinha, o sal e o fermento e misture com um batedor. Adicione o cará ralado (opcional).
Junte o repolho picado e misture. Adicione depois o bacon, o gengibre, a cebolinha e misture. Veja se a massa fica consistente. Se ficar muito líquida, adicione mais um pouco de farinha.
Coloque uma concha pequena da massa na máquina de waffle, feche e espere até que comece a cheirar a massa assada, o que pode levar de cinco a oito minutos.
Disponha em um prato e com a ajuda de uma bisnaga, cubra com a maionese, o molho (eu acabei usando molho tarê pronto), nori (ou cheiro verde) e flocos de peixe seco (katsuobushi).
Uma maneira diferente de apreciar esse tradicional prato da culinária japonesa.
E olha só: dá para fazer usando uma frigideira também. Mas utilize a massa mais líquida nesse caso. O resultado é próximo da receita original, geralmente feita em chapas grandes.
Fotos: Marcelo Katsuki/Folhapress