Livro traz receitas de drinques clássicos e detalha a rotina de trabalho do bartender

Marcelo Katsuki

Algumas pessoas estão tentando aprender a fazer pão nessa pandemia. Outras, crochê. Eu só queria melhorar minhas habilidades no balcão do bar, por isso devorei nesse final de semana o livro O Mundo do Bartender dos autores Pedro Alves Cardoso e Luísa Corrêa, lançado pela Editora Senac São Paulo.

A obra vai muito além das receitas dos drinques. Elas até estão lá e seguem o padrão da IBA, International Bartenders Association, por isso nem adianta reclamar que seu Old Fashioned não leva água gaseificada, como o da versão apresentada no livro. Mas há capítulos muito mais interessantes, que contam desde a história social da bebida até as tendências na coquetelaria. Um deles detalha os tipos de bares enquanto outro explica como montar uma carta de drinques rentável –e até como se comportar de maneira eficiente na abordagem e venda do drinque para um cliente. A importância das redes sociais para a divulgação do trabalho do barman também foi lembrada.

E do que eu mais gostei nesse livro? Do glossário! Dá para tirar muitas dúvidas e descobrir curiosidades como o buchu, um licor sul-africano feito com ervas selvagens usada para tratar de dor no joelho e picada de cobra a má sorte. Manda aí duas garrafas!

O livro tem 290 páginas com muitas fotos e ilustrações e preço sugerido de R$ 98,00. Indicado para quem quer conhecer um pouco mais sobre a profissão antes de investir na carreira e para interessados no tema. Recomendo.

Foto: divulgação.