Como fazer risoto japonês no micro-ondas
A receita é de Gomoku Okowa, um preparo muito peculiar de arroz glutinoso com frango e legumes. O arroz fica al dente, mas com uma textura elástica; e não empapa mas fica bem grudadinho. É diferente e muito gostoso. Mas o pulo do gato é que seu preparo no micro-ondas ficou muito mais simples.
Lá em casa, chamamos de China Okowa e minha mãe prepara desde que a batian, minha saudosa avozinha, passou o bastão para ela. E sempre que mainha faz, é aquela festa, porque é um prato meio trabalhoso, preparado numa panela específica (mushi nabe) e envolto com um pano. Só em dias especiais mesmo.
• Siga o Comes e Bebes no Instagram e veja mais receitas.
China Okowa à moda de mainha. No pano e no vapor.
Pois na semana passada minha irmã refez a receita no micro-ondas em poucos minutos, e pasmem: ficou boa. E se há sutis diferenças de sabor ou de textura, há uma enorme mudança no grau de dificuldade do preparo. Nada de panelas especiais ou de pano.
Então bora fazer Okowa todo dia, até para levar na marmita. Porque esse arroz é gostoso mesmo depois de frio. E dá para fazer oniguiri (bolinho) com ele. Eu já tô pesando até em fazer uma versão com porco, gengibre e nirá –mas isso fica para uma tarde de piração gourmet lá em casa. Vamos ao que interessa.
Receita do China Okowa de micro-ondas
• Deixe 1 xícara (chá) de arroz glutinoso (moti gome, à venda em lojas de produtos orientais) de molho na água por 2 horas. Escorra e descarte a água. Não serve arroz japonês comum, parboilizado e nem agulhinha.
• Junte 1 xícara (chá) de água em temperatura ambiente (ou caldo de frango, melhor ainda!) e cozinhe no micro-ondas por 6 minutos na potência máxima.
• Abra, dê uma mexida no arroz com uma colher e volte ao micro-ondas por mais 3 minutos.
• Em uma panela, aqueça um fio de óleo e refogue 1 peito de frango em cubinhos com 1 xícara (chá) de bardana e 1 xícara (chá) de cenoura, ambas em cubinhos (brunoise).
• Tempere com 50 ml de shoyu e 50 ml de mirin (o saquê adocicado) e cozinhe tampado até amolecer. Se o arroz tiver sido cozido com caldo de galinha, diminua o shoyu para não ficar muito salgado. Ah, esse preparo do frango dá para 2 porções do arroz.
• Disponha metade do frango cozido sobre o arroz e misture bem para que ele absorva o molho (ainda que em pequena quantidade).
• Finalize com ervilhas frescas cozidas e omelete picadinha.
• Um pouco de gergelim também enriquece o visual e o sabor (torre o gergelim antes de usar e se possível, dê uma moída).
Versão com brócolis no vapor. O legal dessa receita é que além de nutritiva, ela é muito versátil. Você pode adicionar outros legumes e vegetais como cogumelo shitake, broto de bambu, tofu frito (tudo picadinho) e também hijiki, uma alga marinha pequena e de cor escura que dá um sabor especial (esse da foto acima tem hijiki). Bora fazer Okowa nesse final de semana!
(Fotos: Marcelo Katsuki/Folhapress)