Como é feito: queijo Serra da Estrela

Marcelo Katsuki

Quer aprender como é feito o famoso queijo português Serra da Estrela, apreciado no mundo todo por sua textura amanteigada e sabor único? Vamos dar um pulo em Prados, Portugal, e acompanhar a rotina da família do produtor Júlio Santos Ambrósio. Vem gente!

 

A produção acontece nesse cenário bucólico com ovelhas soltas pelo gramado mas não se engane: faz um frio danado com ventos cortantes e no inverno chega a nevar. Béééééé!

 

São criadas ovelhas bordaleiras, que possuem baixa produção de leite mas compensam com um leite com alto teor de gordura, fundamental para a produção do queijo.

 

A extração do leite é feita de forma mecânica garantindo mais higiene e maior aproveitamento do leite produzido.

 

O leite é coagulado utilizando a flor do cardo, uma planta que lembra a alcachofra. Suas flores são secas, moídas, diluídas em água e adicionadas ao leite.

 

O resultado é uma coalhada fresca como um queijo molinho que dá até para ser consumido, apesar de ser um pouco enjoativo. Nesse caso, quem tem pressa, come cru, rs.

 

O coalho é transferido ainda morno para uma lenço de pano sobre uma bancada metálica para ser trabalhado manualmente.

 

Ali é feita uma bolsa com o tecido, que é apertada diversas vezes para eliminar o soro da massa que escorre pela bancada.

 

O resultado é uma pasta que lembra a ricota e que é transferida para formas de plástico cilíndricas forradas com tecido.

 

As formas são comprimidas numa prensa mecânica para eliminar ainda mais soro.

 

Depois se inicia a primeira etapa de cura, em câmara resfriada com controle de temperatura e de umidade. O queijo recebe uma cinta de pano para preservar seu formato.

 

Na segunda etapa, em temperatura mais amena, o interior do queijo vira uma pasta semi-mole e forma uma crosta fina, de cor amarelada.

 

O processo de cura leva no mínimo um mês. Daí o queijo é pesado, embalado e segue para a comercialização.

 

O queijo Serra da Estrela não requer guarda e seu consumo deve ser imediato, garantindo sua plenitude de sabor, aroma e textura. A gente degustou esse antes mesmo de ser embalado. Foi tirar a tampinha e se esbaldar. Hmmm…

E aí, curtiu o nosso ‘tutorial’? Eu me empolguei e fiquei até com vontade de fazer queijo em casa, parece tão fácil! Mas quédi cardo? Quédi ovelha? Béééééé!

Comentários

  1. é bom dizer , que não deve ser guardado em geladeira, pois endurece e que deve ser consumido em periodo curto

  2. Pela foto parece fantástico… Fiquei na vontade de experimentar. Quanto custa um queijo desses?
    Parabéns pela matéria didática e objetiva.

    1. Aqui no Brasil é caríssimo, porque é muito difícil de importar. E mesmo o nacional, fica na faixa dos 80/100 reais.

    1. Marcos, eu vi uma vez no Bacalhoeiro, lá no Tatuapé. Não sei se há outros lugares. Alguém aqui sabe?

    2. Lá no Bacalhoeiro realmente vende e é de comer ajoelhado, mas você pode encomendar no Empório Vignamazzi, no Center Norte. Bom apetite e prepara o bolso, mas vale cada centavo! Abraço

      1. Marcos, tenho visto eventualmente no Supermercado Pão de Açucar na secção de queijos, até já comprei e também é verdadeiro de Portugal.
        Não sei se voce vai encontrar em todos da rede mas em alguns mais refinados tenho certesa.

  3. Já tentei fazer este queijo muitos anos atrás, quando o seu processo de fabricação era todo manual. Não era tão fácil assim, precisava ter uma boa mão.

    É muito gostoso mesmo , mas o meu preferido é o requeijão, que é feito do soro que escorre do queijo.

    Esse pão e as farinheiras da primeira foto também deram água na boca..

    1. Maria, eu tava aqui na dúvida se era requeijão que era feito com o soro, não estava achando nas anotações, obrigado! E realmente, essa farinheira me atiçou a fome tb, rs!

      1. Mas esse requeijão é diferente do nosso requeijão, ele se parece mais com ricota porém um pouco mais cremoso, comi quando era criança e nunca mais esqueci é melhor que o queijo.

  4. ja comi o queijo do Sr Julio, gosto tambem dos mais curados, aliás tem ir la provar a tabua com todas as curas a venda,,,,,
    o vinho do porto é a melhor companhia para um bom Queijo da serra, o mascatel de setubal tambem harmoniza muito bem

    1. Bom, no mercado é aquela loucura, né? Nunca sei qual comprar pois tb gosto dos mais curados, hehe.

  5. Peço-lhe me informar aonde posso comprar este queijo de marca Serra da Estrela.
    Moro em São Paulo.
    Grato;
    Hortencio

    1. Hortencio, eu já vi à venda no Bacalhoeiro, no Tatuapé. Mas como é um queijo difícil de ser encontrado, melhor ligar antes para saber se tem. E o preço. Abs!

  6. Eu curti muito…mas a empolgaçao foi mais para comer do que fazer! Beeeeeeee

  7. PARABÉNS pela matéria. Eu já tinha ouvido falar no queijo (como no cão; seria o cão dos Baskervilles português) da Serra da Estrela. Mas a matéria mostrou que este queijo tem um encantamento especial, que eu não conhecia: o uso da flor do cardo seca na fabricação. “Encantamento”, costumo dizer, tem a mesma etimologia do francês “charme”, que vem do latim “carmen”, que alguns pensam que quer dizer “habanera”, mas quer dizer “canto”.

    1. E esse tem ainda outro charme, Francisco. A família que produz é de uma simpatia ímpar. Abs!

    2. Lá no Bacalhoeiro realmente vende, mas é possível encomendar no Empório Vignamazzi (Center Norte). Prepara o bolso, mas vale cada centavo. Bom apetite! Abraço.

  8. Obrigado pelas dicas, Cezar! Vou provar com um Porto vintage que trouxe do Douro. Abs!

  9. Ô coisa boa, hein, nascer na terrinha! Obrigado pelo comentário. Abs!

  10. Excelente a reportagem Marcelo, sobre o queijo Serra da Estrela, mas preciso de ajuda, onde encontrá-lo?, quando se está em Sampa, tudo é mais fácil, mas e aqui em Fortaleza? Se houver venda no Pão de Açucar, Extra ou Carrefour(neste ultimo ainda não procurei), mas no PA, estava em falta, no Extra, já tiveram mas tem dúvidas se pedirão de novo.Se puder ajudar eu só tenho que te agradecer.

    1. Nos grandes mercados você deve encontrar a versão nacional, da Balkis (que também era vendido pelo site, não sei se ainda o fazem). Ou então nos empórios de importados de Fortaleza, mas daí vc vai ter que ligar lá, ok? Abs!

  11. Esse queijo é maravilhoso,acho que acompanha muitos tipos de vinho,mas vc come-lo com um trigo ( pão de quatro cantos)de Amarante é fora do normal.Abraços

  12. São estilos diferentes, né? Como os vinhos, cada um com suas características. Abs!

  13. tive o prazer de comer esta maravilha, nao vejo a hr de voltar, para novamente degustar esta delicia, me aguardem, estou voltando a portugal maravilha.

  14. Olá Marcelo!! Parabéns pela belíssima reportagem, admiro muito seu trabalhoe essa reportagem é mais um retrato disso!!Minha sobrinha voltou de Portugal mês passado e degustamos um queijo desses, duas garrafas de vinho verde português e uma de vinho do Porto.show de bola! Mais uma vez, parabéns…

    1. Uau, que banquete, hein? Obrigado pelo comentário, Sebastião. Abs!

  15. Katsuki,

    Adorei sua reportagem, fiquei com agua no boca quero provar este queijo moro em Campinas SP, vc pode indicar alguem que vende na regiao ou so SP.

    Atenciosamente,

    1. Edna, não conheço mas ligue para algum grande empório de Campinas. Eles provavelmente devem saber onde tem. Abs!

  16. Marcelo, parabens pela reportagem que me deu agua na boca….sou filho de portugueses e ja estive na terrinha e comi esse fantastico queijo com um Porto Vintage…imperdivel. Me trouxe otimas lembracas…Abracos

  17. Marcelo, algum endereço pra comprar o queijo em Lisboa? É fácil ou precisamos ir mais perto dos produtores? Obrigada pela dica!

    1. É fácil, tem até nos supermercados e de várias marcas. Mas se você puder perguntar para algum local, pode conseguir algum endereço exclusivo. Abs!

  18. Qdo visitei Portugal, além de degustar essa MARAVILHA trouxe dois para o Brasil ! Pasmem… roubaram minha mala no aeroporto de Lisboa… Lá se foram meus queijos! Eram presentes para meus pais! Esse queijo ficou na história. Preciso voltar para a Maravilhosa Terrinha! rs…

  19. Degustei esse queijo Maravilhoso qdo visitei Portugal. Até trouxe dois de presente para meus pais. Pasmem… roubaram minha mala em Lisboa !! Lá se foram meus queijinhos… rs.. Ainda volto para a Linda Terrinha buscá-los novamente !

    1. Ô, tristeza. Mais um motivo para voltar à terrinha, hehe. Abs!

  20. Humm quer matar agente de vontade de morder a tela do computador? To pensando em encomendar um destes agora mesmo, pra degustar com um belo vinho tinto. Oh coisa Boa!!! Parabéns pela Matéria Marcelo e continua fazendo agente sofrer aqui do outro lado com estas delicias de posts!!!

  21. Que foto é aquela primeira??? Foi como um soco foto-gastronômico na boca da pança. Vou fazer uma versão Zona Leste com queijo minas magro, pão francês promatado e lingüiça Sadia. Será que fica a mesma coisa?

  22. O melhor queijo do mundo, com certeza. Principalmente os de Videmonte.

  23. Coincidencia?? Hoje estava com um senhor portugues de Serra da Estrela e falando dos famosos queijos..deu agua na boca, estou esperando meu amigo me mandar um de la..

  24. Estou me programando para conhecer o “Rancho”. Mas com esse preço, acho que vou ficar na alheira mesmo, rs. Abs!

  25. Abri sua página hoje e que surpresa, tudo novo! Ficou muito bom . Parabéns , até a foto é novinha…rss

      1. Olha Marcelo – a alcachofra brasileira é “irmã” do cardo, (comprove pela wikipedia). Dá para fazer um queijo “tipo” Serra da Estrela, sem praticar a chamada “pirataria”, com leite de nossas cabras e alcachofra. Fica parecido… NÃO é queijo serra da estrela que é marca registrada. É apenas uma analogia na produção, sem o mesmo nome do original registrado… Mario Guimarães.

Comments are closed.