20º Concurso Gastronômico de Visconde de Mauá

Desculpem pelo sumiço, é que tirei uns dias de férias! Passei o final de semana em Visconde de Mauá para acompanhar o concurso gastronômico da cidade, que já está em sua vigésima edição, e também para participar da criação da associação Brasil à Mesa. Na foto acima, produtos da feira de orgânicos Sabores da Montanha, que acontece na entrada do evento.

 

Uma das atividades mais aguardadas, além do concurso, é o jantar dos chefs convidados. Olha a galerinha reunida acima: Wanderson Medeiros, Rodrigo Martins, Isaías Neries, Tereza Paim, Heiko Grabole, Joca Pontes, Daniela Martins, além da jornalista Alexandra Forbes (à esquerda).

 

A entrada da chef Tereza Paim era composta por dois caldinhos: um de abóbora com gorgonzola e outro de feijão. Tereza também cuidou do couvert que tinha vatapá, mousse de maturi, manteiga de pinhão, farofinha e grissini de dendê.

 

O chef Wanderson Medeiros preparou um Filé de truta na folha de bananeira com um delicado purê de batata doce e hortelã.

O principal, a cargo do chef Joca Pontes (à esquerda), foi uma Paleta de cordeiro prensada e depois grelhada na manteiga de garrafa, que desmanchava de tão macia. Acompanhava um molho do assado com mel de engenho, legumes na chapa e farofa de terreiro.  A foto do prato ficou medonha, mas acho que dá para ver um pouco acima. Vou ver se consigo uma foto do evento e posto aqui.

 

Daniela Martins, do restaurante Lá em Casa, preparou um Bolo de rolo de cupuaçu com sorvete de creme. E não é que o cupuaçu ficou muito bom no recheio?

 

Prestigiando o concurso, os críticos Josimar Melo (da Folha de S.Paulo) e Alexandra Forbes e o diretor editorial da Prazeres da Mesa, Ricardo Castilho.

Depois eu volto com a cobertura do concurso e mais detalhes sobre o movimento Brasil à Mesa!

Comentários

  1. Oi Marcelo, enviei um email para você, se puder me responda, por favor. Precisava de uma super ajuda com um questionário sobre influência dos Blogs de Gastronomia =P
    Abs!
    André

    1. André, poderia reenviar? Não li os e-mails durante as féiras. abs!

  2. Olá Marcelo, como costumo inspirar minhas buscas em São Paulo nas suas dicas te envio uma sugestão: na Barão do Ladário, ao lado da Casa Libano, um antigo misto de restaurante e açougue árabe anda se especializando em docinhos diminutos e váriados. vale a visita, principalente aos sábados após a cerimônia religiosa que ocorre logo na frente. Quem sabe não te convidam para uma partida de gamão na calçada? O lugar se chama Abu Ali e fica no nº927

    1. Obrigado, Carlos! Estive recentemente na Casa Libano e acho que vi essa casa de dentro do carro. Deu vontade de parar e conhecer mesmo. Será que é a mesma? Abs!

  3. Genial!! Hora de valorizar a nossa cultura gastronomica, temperos, jeitinho de cozinhar, comidas diferentes, tudo a nossa moda, gostei, fora que Visconde de Maua e LIIINDA!!!

  4. Nossa, lindas fotos. Me fez lembrar da época que fui com meus saudosos pais a esta linda região. Faz muito tempo que não ouço falar de Mauá. Estivemos lá em 2001 e foi maravilhoso. Lembro-me bem da Vila de Maringá, do Escorrega. Jantamos um fondue maravilhoso na Pousada Caminho do Marimbondo e passeamos a cavalo perto de Mauá. Saudades…

    1. É aquele lugar é incrível mesmo, né? Tb já tô com saudades!

Comments are closed.