Receita de João Deitado

Receita de João Deitado, a broinha de fubá assada na folha de bananeira que fez sucesso no evento Revelando São Paulo. O quitute é original de São Franciso Xavier, distrito de São José dos Campos (SP) e foi apresentado nas versões simples e recheado com goiabada.

João Deitado 

Ingredientes
– 1 kg de fubá
– 3 ovos
– 250 g de açúcar
– 1 punhado de erva-doce
– 2 copos de óleo
– 1 colher (sopa) bem cheia de fermento
– Leite (quantidade necessária)

Modo de fazer
Em uma tigela, coloque o fubá, o açúcar, a erva-doce e o fermento. Misture tudo muito bem. Em seguida, coloque o óleo e um pouco de leite para dar ponto (não muito mole). Acrescente os ovos e mexa até atingir o ponto de pingar da colher. Controle o ponto acrescentando fubá ou leite. Depois, pegue uma folha de bananeira e coloque duas colheres da mistura. Enrole-a e leve ao forno quente para assar. Pode também ser assada na brasa. Sirva com goiabada.

Comentários

  1. Comi essa gostosura na casa de uma quituteira, lá do interior de Minas, faz muitos anos e deixou saudades. Direto do forno a lenha para a mesa, cheirosa que só! Conheci como cubu, nome que, acredito, deve ter origem africana.

  2. Ah, pelo visto a folha de bananeira também é tendência (ou será que nunca deixou de ser?)…

  3. Isso aí é pau-a-pique de Guaxupé MG!

    Meu favorito é o da barraca de uma senhorinha idosa, na feira de sábado de Guaxupé. A barraca dela fica bem próxima à porta do cemitério. Ela faz um com açúcar mascavo e amendoim que é de levantar defunto, de tão saboroso e cheiroso.

      1. Vale a pena, Marcelo! Não faz idéia do sabor que tem esse aí da barraca da senhorinha de Guaxupé. Já comi e aprovo.

Comments are closed.