Aprenda a fazer Chico Balanceado, a banoffee brasileira
Caramelo, bananas, creme e merengue. Parece banoffee mas é o brasileiríssimo Chico Balanceado, doce em camadas que faz sucesso desde os tempos dos nossos avós.
O Chico nasceu no Sul mas aparece também nos receituários de Pernambuco e de Minas Gerais com o nome de Manezinho Araújo, em homenagem a um artista pernambucano que fez sucesso no século passado. É um doce super família, daqueles feitos em travessas, um autêntico comfort food.
Resgatei o Chico Balanceado do livro Comida Caseira, lançado pela Nestlé em parceria com a editora Alaúde. Ele reúne receitas carregadas de memórias afetivas, como carne louca, salpicão de frango, bolo gelado com coco, bombom de travessa, entre tantas outras delícias. O livro tem mais de 130 receitas com fotos, distribuídas por 305 páginas. O preço médio sugerido é de R$89,90. Mas vamos à receita!
Chico Balanceado
Rendimento: 16 porções / Preparo: 00:50 / Dificuldade: fácil
Ingredientes
Banana
• 1 xícara (chá) de açúcar
• 3 bananas cortadas no sentido do comprimento
Creme
• 1 leite condensado (lata ou caixinha) 395g
• 1 e meia xícara (chá) de leite integral
• 4 gemas
• meia colher (sopa) de amido de milho
Cobertura
• 4 claras
• 1 xícara (chá) de açúcar
Modo de preparo
Banana
Em uma panela de fundo largo, derreta o açúcar até ficar dourado. Junte meia xícara (chá) de água quente e mexa com uma colher. Deixe ferver até dissolver os torrões de açúcar e a calda engrossar. Espere amornar, distribua em um refratário retangular (22 x 33 cm) e coloque as bananas. Reserve.
Creme
Em uma panela, junte o leite condensado, o leite integral, as gemas e o amido de milho e leve ao fogo médio, mexendo sempre para não formar grumos, por cerca de 5 minutos ou até engrossar. Distribua o creme sobre as bananas. Reserve.
Cobertura
Em uma panela, misture as claras e o açúcar e leve ao fogo baixo, mexendo sem parar, por 3 minutos, tirando a panela do fogo por alguns instantes a cada minuto, continuando a mexer para não cozinhar. Transfira para uma batedeira e bata até dobrar de volume e formar um merengue consistente. Distribua a cobertura e leve ao forno médio (180°C), preaquecido, por cerca de 5 minutos ou até dourar o merengue.
Foto: Marcelo Resende/Divulgação